Renascer e Detran preparam adolescente para o trânsito
A Fundação Renascer e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) encerraram nesta quinta-feira, 5, o módulo de capacitação do Projeto Eu, Você e o Trânsito. Atendendo a 28 adolescentes de 16 e 17 anos de idade, o projeto acontece em sua décima edição e tem o objetivo de prepará-los para atuar nas campanhas educativas no trânsito.
Segundo Maria Aliomar Ribeiro Sales de Campos, coordenadora de Educação para o Trânsito do Detran, para fazer parte do programa, todos os adolescentes têm que estar estudando. "Cada um recebe uma bolsa-auxílio no valor de meio salário mínimo e fardamento", disse Maria Aliomar.
A Fundação Renascer faz o recrutamento e a inscrição de cada adolescente. "Este é um projeto consolidado. Os adolescentes procuram a Renascer para se inscrever", explicou Maria Olívia Barros, coordenadora do projeto na Fundação Renascer. Segundo ela, o projeto é voltado para os adolescentes atendidos pela Fundação e a comunidade em geral. "Qualquer adolescente pode participar, desde que esteja estudando", acrescentou.
O projeto faz parte das ações preventivas que servem de apoio para os programas protetivos e sócio-educativos. "Incluindo a garotada em atividades de capacitação, permitimos que eles ampliem o horizonte de conhecimento, percebendo as diversas opções e caminhos, evitando a marginalização", disse a diretora Operacional da Fundação Renascer, Zezé Batista.
De acordo com ela, as ações preventivas são de responsabilidade dos municípios e a Fundação Renascer está fazendo intercâmbios para reforçar estes trabalhos. "Desta forma, tentamos evitar que estes meninos cometam atos infracionais e venham a entrar em nossas unidades de medidas protetivas ou sócio-educativas", disse Zezé.
Participação
Walmir Dantas, 17 anos de idade, estudante do Colégio Dom Luciano, está participando pela primeira vez do projeto e disse que procurou o programa porque gosta de aprender. "O que mais gostei até agora foram os debates sobre a vida do adolescente", disse Walmir.
Já Amanda Carla, também de 17 anos, estudante do Colégio Médici, participa pelo segundo ano do projeto. Ela disse que quis participar porque viu uma oportunidade de ampliar conhecimento. "Gostei muito do curso, dos professores e dos amigos que fiz aqui, por isso voltei", disse Amanda, acrescentando que, com a bolsa, ajuda a em casa e ainda gasta com ela.
Durante quatro dias no módulo de capacitação, os garotos assistiram a palestras e participaram de atividades abordando identidade, cidadania, legislação e comportamento no trânsito, direção defensiva, meio ambiente e primeiros socorros. O encerramento aconteceu com a palestra ‘Projeto de Vida’ e uma peça de teatro sobre trânsito.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Renascer e Detran preparam adolescente para o trânsito – Foto: Edinah Mary/Seides