Renascer conquista três medalhas de ouro nos Jogos da Primavera
A Fundação Renascer participou dos XXIV Jogos da Primavera / Olimpíadas Escolares 2007 e conquistou três medalhas de ouro nas modalidades destinadas a portadores de necessidades especiais. As medalhas vieram pelas mãos de Paloma dos Santos, que competiu no arremesso de peso, categoria B, deficiência mental 2, e nos 100 metros rasos, categoria A deficiência mental 2, e com Misael Ferreira, que competiu no arremesso de peso, categoria B, deficiência mental 2.
Ao todo, cinco garotos e duas garotas atendidos pela Fundação Renascer competiram no arremesso de peso masculino e feminino, nos 100 metros rasos masculino e feminino e salto em distância masculino. "Esta é uma grande oportunidade de mostrarmos que este público precisa de mais atenção. Nós temos garotos com potencial na fundação, mas que nunca foram inscritos em competições", disse Nadja Guimarães, professora de Educação Física da Fundação Renascer.
Com três meses de treinamento, o balanço que a professora faz é positivo. "É um resultado excelente, pois eles nunca participaram de competição e foram apenas três meses de treinamento. Precisamos melhorar tecnicamente, mas eles têm um potencial incrível", afirmou Nadja.
Os resultados do trabalho vão muito além das medalhas. "Isto melhora a auto-estima, deixa o pessoal mais tranqüilo e os tira do sedentarismo", observou Nadja, citando o exemplo de Divaldo Pereira, mais conhecido como Pio, que sempre foi muito fechado e hoje foi o líder da torcida.
"Em atividades assim é que vemos, de forma concreta, a inclusão. Aqui, eles se sentem parte de algo, conhecem outras pessoas que possuem necessidades especiais e eles percebem que não estão sós, que não estão isolados", acrescentou a professora de Educação Física.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Renascer conquista três medalhas de ouro nos Jogos da Primavera – Foto: Edinah Mary/Seides