[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Em todas as ações de remoção de comércio ambulante na cidade, a Prefeitura de Aracaju, através da Emsurb – Empresa Municipal de Serviços Urbanos –, procura o caminho do diálogo com os comerciantes.
A orientação passada pelo presidente da Emsurb, Osvaldo Nascimento, é de procurar um entendimento antes de efetivar a remoção. “Algumas vezes observamos problemas quanto à localização do ponto comercial; um trailer, por exemplo. Mas antes de conversar com o proprietário do estabelecimento buscamos uma alternativa para oferecer como sugestão. Só então iniciamos uma negociação”, explica.
Osvaldo Nascimento esclarece que em qualquer situação é recomendada aos servidores que tratem as pessoas com dignidade, mesmo que sofram hostilidades. “Não temos propósito de prejudicar ninguém”, frisa.
Uma das situações colocadas como exemplo pelo presidente da Emsurb é a remoção de uma barraca no Distrito Industrial de Aracaju. Em julho deste ano, uma empresa que estava para se instalar no local solicitou a liberação da calçada, por atrapalhar o acesso e as obras de construção do empreendimento. Conforme avaliação da Emsurb, havia também risco de acidentes para os pedestres, visto que a barraca estava instalada na esquina e ocupava todo o passeio público.
Após a avaliação técnica, a direção da Emsurb decidiu por deferir a solicitação para remoção e procurou o proprietário do trailer para um acordo. “O nosso gerente de Espaços Públicos esteve à frente das negociações e teve toda a liberdade para conversar com o comerciante”, informou.
O gerente de Espaços Públicos da Emsurb, Alcides Antônio Santos Júnior, explicou que por duas vezes conversou com o proprietário da barraca até encontrar uma solução para a remoção. “Fizemos um acordo e nos comprometemos a transferi-lo sem que o mesmo fosse prejudicado e ele concordou em sair até o último dia 16. O comerciante nos procurou alegando que não conseguiria sair no prazo estipulado, sendo adiada a remoção para o dia 30 deste mês”, informou e acrescentou que o novo local para a instalação do trailer fica a 50 metros do atual.
Para Osvaldo Nascimento, a forma de atuação da Prefeitura de Aracaju é fruto da determinação do prefeito Marcelo Déda em dar um tratamento humanizado ao cidadão. “Procuramos o diálogo para facilitar a ação”, finaliza.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.