Reisado e Dança de São Gonçalo são apresentadas no Verão Sergipe
O grupo integrado por Eronildes dos Santos, 59, foi o primeiro a mostrar os movimentos da dança do São Gonçalo. Formado por 13 pessoas, o grupo já existe há mais de 100 anos por moradores do povoado Campo em Itaporanga. "Eu participo há 20 anos. Já faz parte da tradição do povoado", disse Eronildes.
A Dança de São Gonçalo é a união de manifestação folclórica com atos religiosos. Ao fim de cada apresentação, o terço é rezado. Outra particularidade deste movimento é que todas as mulheres participantes precisam ser solteiras. "São Gonçalo é o protetor das mulheres. Ele as livra do pecado. Por isso, que só as solteiras podem participar", explicou Eronildes.
O ‘Reisado as filhas de Maria’ foi a segunda atração a se apresentar. O grupo foi formado há oito anos por Valmira Goes, mais conhecida como Nenê do reisado mirim, por causa de uma promessa. "Estava com uma gravidez complicada, fiz a promessa de que se eu sobrevivesse ao parto criaria o grupo. Quando meu filho completou quatro anos, estava montada a nossa manifestação", contou.
Verão Sergipe
"O Governo do Estado está de parabéns pelo evento. Foi uma forma de nós divulgarmos nossa dança", afirmou o Eronildes. Já Valmira fez questão de dizer que já está esperando pelo próximo Verão Sergipe. "Quero que ano que vem o Verão Sergipe volte para Caueira para poder apresentar minhas meninas novamente".
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Reisado e Dança de São Gonçalo são apresentadas no Verão Sergipe – Foto: Wellington Barreto