[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O Verão Sergipe 2008 é palco da diversidade cultural. Ao lado de artistas de rock, MPB ou pop, manifestações folclóricas fazem parte da programação. Na segunda noite do evento, sábado, 19, os grupos de dança de São Gonçalo e o Grupo de Reisado, amos do município de Itaporanga D’Ajuda, se apresentaram.

O grupo integrado por Eronildes dos Santos, 59, foi o primeiro a mostrar os movimentos da dança do São Gonçalo. Formado por 13 pessoas, o grupo já existe há mais de 100 anos por moradores do povoado Campo em Itaporanga. "Eu participo há 20  anos. Já faz parte da tradição do povoado", disse Eronildes.

A Dança de São Gonçalo é a união de manifestação folclórica com atos religiosos. Ao fim de cada apresentação, o terço é rezado. Outra particularidade deste movimento é que todas as mulheres participantes precisam ser solteiras. "São Gonçalo é o protetor das mulheres. Ele  as livra do pecado. Por isso, que só as solteiras podem participar", explicou Eronildes.

O ‘Reisado as filhas de Maria’ foi a segunda atração a se apresentar. O grupo foi formado há oito anos por Valmira Goes, mais conhecida como Nenê do reisado mirim, por causa de uma promessa. "Estava com uma gravidez complicada, fiz a promessa de que se eu sobrevivesse ao parto criaria o grupo. Quando meu filho completou quatro anos, estava montada a nossa manifestação", contou.

Verão Sergipe

"O Governo do Estado está de parabéns pelo evento. Foi uma forma de nós divulgarmos nossa dança", afirmou o Eronildes. Já Valmira fez questão de dizer que já está esperando pelo próximo Verão Sergipe. "Quero que ano que vem o Verão Sergipe volte para Caueira para poder apresentar minhas meninas novamente".

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.