Reforma da Biblioteca Pública Clodomir Silva está em fase de acabamento
De acordo com o engenheiro, restam apenas alguns serviços de acabamento para que o prédio seja entregue. “Estamos colocando o piso externo, fazendo a pintura da fachada e instalando as luminárias e louças sanitárias. Todo o restante já está pronto”, informou.
A antiga estrutura foi totalmente reformada e além da ampliação do prédio, o projeto incluiu a construção de uma sala de leitura, um auditório com capacidade para aproximadamente 50 pessoas, sala para pesquisa de acervo com diversos temas, sala de leitura e sala de reforço para alunos. “Vamos ter também salas específicas com acervo de livros infantis e documentação sergipana”, disse a diretora da biblioteca, Sônia Carvalho.
A biblioteca Clodomir Silva tem atualmente um acervo de mais de 10 mil livros disponíveis, além de documentos históricos brasileiros e de outros países como França e Portugal, e o número poderá aumentar. “Temos muitos livros empacotados por falta de espaço na estrutura antiga do prédio, mas esperamos que depois da ampliação possamos deixar todo esse novo acervo à disposição dos leitores”, prevê a diretora.
Depois de inaugurada, a biblioteca Clodomir Silva ainda contará com estacionamento para veículos e bicicletas, lanchonete, controle de guarda volumes, recepção, depósito, banheiros masculino e feminino e para portadores de deficiência física, além de um jardim.
Atendimento
Para Sônia Carvalho, a reestruturação física da biblioteca vai aproximar ainda mais a instituição da comunidade. “Agora teremos espaços adequados para realizar exposições, promover palestras e reuniões com a população”, afirmou. “Afinal, o papel da biblioteca pública é oferecer às pessoas a oportunidade de estimular a imaginação, a criatividade e o interesse pela busca de conhecimentos”, enfatizou. Segundo Sônia, uma programação extensa para a comunidade já está elaborada até o final do ano de 2004. “Estamos trabalhando para colocar em prática o que determina a legislação quando diz que a biblioteca tem que ser, além de um centro de pesquisas, um local de convivência”, disse.
O sistema de empréstimos de livros será totalmente informatizado. Assim que todo o acervo for transferido de volta ao prédio original o recadastramento dos cerca de 800 usuários já existentes e a inclusão de novos serão feitos. “Basta apresentar a carteira de identidade, um comprovante de residência e trazer duas fotos 3×4”, disse Sônia Carvalho. Cada pessoa pode pegar dois livros de cada vez e renovar o empréstimo após oito dias caso o livro não seja procurado por outros usuários.[/vc_column_text][/vc_column]
[vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Reforma da Biblioteca Pública Clodomir Silva está em fase de acabamento – Fotos: Wellington Barreto AAN