“Reflexões sobre a relação sociedade-natureza na Geografia” discute relação homem-natureza
Organizado por Ana Consuelo Ferreira Fontenele, Carmen Lúcia Santos, Raimunda Áurea Dias de Sousa e Rosana de Oliveira S. Batista, o livro “Reflexões sobre a relação sociedade-natureza na Geografia” será lançado dia 18, no Museu da Gente Sergipana, pela Editora Diário Oficial. O livro apresenta o tema onde a globalização se torna único modelo de desenvolvimento, discutindo reflexões, questionamentos e concepções, possibilitando, assim, uma leitura crítica acerca do assunto.
A primeira parte inicia com o capítulo da professora Rosana de Oliveira Santos Batista, intitulado “Estado, Sociedade e Educação pela Natureza em J. J. Rousseau. Nele, a professora analisa a formação moral do homem a partir do conceito de natureza rousseauniano aplicado em seu pensamento educacional a fim de contribuir com o pensamento ambiental. Ainda na primeira parte do livro, com o título “Retórica da natureza na política ambiental brasileira”, a autora Ana Consuelo Ferreira Fontenele fornece regras para lidar com os recursos naturais sem esgotá-los ou prejudicá-los com um direcionamento político e científico entre economia de mercado, processos e condições naturais.
Na segunda parte da obra técnico-científica, Carmem Lúcia Santos faz algumas reflexões através da análise do homem-natureza a partir da agricultura e utilizando do território, progresso e política pública, a partir das ações do Estado. E no último capítulo, intitulado “O agrohidronegócio e a natureza: uma análise a partir da relação capital/trabalho”, Raimunda Áurea Dias de Sousa explica que com a implantação do modelo “desenvolvimentista no campo”, a água passou a ser indispensável e necessária para o funcionamento do agronegócio, que juntamente com hidronegócio concretizam o poder do capital no espaço rural.
“A Editora Diário Oficial vem publicando livros de segmentos variados e esta nova obra trata-se de um livro organizado por autores sergipanos que debate do ponto de vista da geografia, uma questão extremamente importante que é o problema ambiental e o problema da relação homem-natureza. É importante salientarmos que a Editora Diário Oficial privilegia a publicação de autores sergipanos ou então de temas que tratem da realidade, da vida social, da história do estado de Sergipe”, explicou o presidente da Segrase, Jorge Carvalho.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Reflexões sobre a relação sociedadenatureza na Geografia” discute relação homemnatureza – Imagem/Divulgação,