[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Mais de 500 educadores da Diretoria Regional de Educação 3 (DRE 3), sediada em Itabaiana, foram beneficiados pelas ações da Rede Qualivida da Secretaria de Estado da Educação (Seed). Neste primeiro semestre de 2009, foram realizadas 12 oficinas de voz e cursos de expressividade vocal, de controle do estresse e sistema previdenciário. A DRE 3 também mantém diariamente atividades de ginástica laboral. O Qualivida é coordenado pelo Departamento de Recursos Humanos Estratégico (DRHE).

Na próxima quinta-feira, 22, a Rede QualiVida inicia no município um grupo de autoconhecimento e relacionamento interpessoal com a terapeuta Sônia Azevedo. Os educadores também vão participar do II curso de direção defensiva, primeiros socorros e empreendedorismo para motoristas, que acontecerá nos dias 8 e 22 de agosto, no Centro Estadual de Ensino Profissionalizante José Figueiredo Barreto, em Aracaju. “Estamos construindo parcerias, inclusive com o Sebrae”, informou o professor Carlos Wagner, articulador da Rede QualiVida da DRE 3.

Uma das atividades que mais tem atraído os educadores são as oficinas de voz. Até o mês de junho, 52 escolas já tinham recebido os fonoaudiólogos do programa, beneficiando mais de 234 professores e atingindo a meta estipulada para a Diretoria Regional. “Tivemos a presença de fonoaudiólogos nas escolas e fizemos um curso de expressividade vocal na sede da diretoria e já estamos agendando outros cursos e palestras”, ressalta o articulador.

Cuidando da Voz

No município de Itabaiana, a Escola Estadual Nestor Carvalho de Lima recebeu a Certificação de Escola “Amiga da Voz” e participa do processo seletivo com mais 14 escolas em toda a Rede. Serão realizados encontros de sensibilização e duas Oficinas de Voz na Escola. Também será adotado um minuto de silêncio para minimizar o ruído no ambiente escolar.

Quanto à Ginástica Laboral na DRE 3, fazem parte do projeto quatro escolas de Itabaiana, mais quatro em Ribeirópolis e quatro em Campo do Britto, além da sede da diretoria. As atividades são promovidas por professores de Educação Física orientados pelos técnicos da Rede QualiVida, que vão até a escola em horários distintos e praticam a Ginástica Laboral com gestores, técnicos administrativos, técnicos de apoio e merendeiras.

Rede

A Rede Qualivida é coordenada pelo Departamento de Recursos Humanos Estratégico e realiza atividades de promoção em saúde, terapêuticas, de lazer, promovendo qualidade de vida no ambiente de trabalho em oito pólos: Propriá (DRE 6), Nossa Senhora da Glória (DRE 9), Japaratuba (DRE 4), Aracaju (DEA e DRE 8), Estância (DRE 1), Lagarto (DRE 2), além de Itabaiana (DRE 3).

Nas diretorias regionais, a Rede QualiVida criou um Banco de Palestras com técnicos do programa para realizar encontros sobre temas concernentes à qualidade de vida dos funcionários do interior do Estado O programa também vem expandindo a Ginástica Laboral e realizando atividades com o intuito de minimizar as disfonias vocais no ambiente escolar, além de pretender realizar oficinas e feiras de arte, atividade física e de relaxamento.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.