Recriando Caminhos atenderá mil crianças e adolescentes em Aracaju
Além de aumentar o número de meninos e meninas assistidos, passando de 500 para 1000, o projeto também teve garantida a sua continuidade pelos próximos 12 meses, promovendo, assim, os direitos da criança e do adolescente sergipano e afastando-os de situações de risco como a exploração do trabalho infantil e as demais formas de violência a que estariam expostos, caso estivessem ociosos.
“Quero parabenizar a ação da prefeitura em desenvolver esse trabalho porque a iniciativa que ela teve em aceitar esse desafio, de estar presente nesse projeto, em trazer as crianças das escolas, nos dá um bom indicativo e uma segurança de que esse projeto vai se transformar numa política contínua de atendimento às crianças”, disse o diretor regional da Petrobras nos Estados de Sergipe e Bahia, Fernando Carriço.
As atividades do Recriando Caminhos são desenvolvidas no horário inverso ao da escola e trabalhadas de forma a ampliar a capacidade de análise, reflexão e crítica das crianças, além de conscientizá-las sobre a importância da cooperação na vida social.
Para a diretora da ONG Missão Criança Aracaju, Eliane Aquino, a diferença que o projeto vai fazer na vida dessas crianças é extremamente importante. “Tanto para elas, como para as mães e todos que integram as entidades parceiras. A Missão Criança é uma rede dentro de Aracaju e o nosso papel é esse: Unir, fazer parcerias. A Missão Criança é uma família!”.
O lançamento da ampliação do projeto foi realizado no Clube dos Empregados da Petrobras, situado na avenida Melício Machado, s/n, bairro Atalaia. O evento contou com a presença do coordenador Geral do Unicef Bahia/Sergipe, Ruy Pavan; do representante da Comunicação Nacional a Petrobras, Fernando Carriço; do diretor regional da Petrobras nos estados de Sergipe e Alagoas, Eugênio Dezen; vários secretários municipais, a coordenadora do projeto Missão Criança, Maria Luci Silva, além das crianças e dos adolescentes atendidos pelo projeto.
A secretária de Assistência Social e Cidadania de Aracaju, vereadora Conceição Vieira, que na ocasião representou o prefeito Marcelo Déda, ressaltou a importância dessa parceria no sentido de resgatar a cidadania e a auto-estima das crianças e adolescentes carentes na sociedade.
Durante o evento, os meninos e meninas inseridos no Recriando Caminho fizeram apresentações de capoeira, maculelê, canto, coral, dança, percussão e flauta.
Segundo Rosangela Santana, secretária de Educação do município, essa parceria é essencial para que se possa avançar com o processo de socialização para as crianças que estudam no município. Com esse objetivo a criança estará sempre em contato permanente com os educadores e isso melhora sensivelmente a sua adaptação e o seu comportamento”.
Atualmente, o projeto atende a crianças e adolescentes das instituições Casa Bom Pastor, Instituto e Creche Menino Jesus, Oratório Festivo São Bosco e alunos da rede municipal de ensino dos bairros Santa Maria e Manoel Preto.
Recriando 1000 Caminhos
A parceria firmada entre a prefeitura e as demais Instituições integrantes do projeto vem garantindo e promovendo os direitos da criança e do adolescente em Sergipe, além de fortalecer a importância de ações estrategicamente articuladas. O exercício da responsabilidade social, tema cada vez mais presente na pauta principal da administração municipal, tem contribuído sensivelmente pra o enfrentamento da exclusão social no Estado.
Baú de Leitura – Além das ações anteriormente citadas, o Recriando Caminhos também passou a desenvolver atividades com o Baú de Leitura, que é um dos mais eficientes métodos pedagógicos para o desenvolvimento da leitura e forma criativa e contextualizada durante a infância e juventude.
Formação integral – O Recriando Caminhos apresenta uma visão de que para a promoção dos direitos da criança e do adolescente ser realmente eficaz, faz-se necessário uma atuação que priorize a criança, mas que também dê subsídios para o desenvolvimento social a família de forma integrada.
Partindo desse pressuposto, as mães que têm filhos inseridos no projeto recebem atendimento psicológico e participam periodicamente de reuniões para discutirem temas como a importância na garantia dos direitos da criança e do adolescente. O acompanhamento destinado às famílias pretende mostrar como um bom relacionamento em casa, com uma boa auto-estima, gera um impacto positivo no desempenho escolar.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Recriando Caminhos atenderá mil crianças e adolescentes em Aracaju – Fotos: Abmael Eduardo AAN Clique na foto e amplie