Reconhecimento: Almir Santana recebe Medalha dos Direitos Humanos na Alese
Em sessão solene realizada na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), nesta segunda-feira, 16, o gerente do programa DST/Aids da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Almir Santana, recebeu a Medalha de Direitos Humanos Dom José Vicente Távora. Sob a indicação da presidenta da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Alese, deputada Ana Lúcia, a medalha é um reconhecimento pelo trabalho humanista do médico em combate ao preconceito realizado em prol das pessoas que vivem com HIV e Aids.
A Medalha foi criada em 2010 e, na edição de 2013, Almir Santana foi o primeiro apresentado, tendo sido aceito por unanimidade. Além dos parlamentares membros e não membros da Comissão, participaram da solenidade a secretária de Estado da Saúde, Joélia Silva Santos, que na ocasião representou o governador de Sergipe, Jackson Barreto, a diretora de Vigilância Epidemiológica da SES, Giselda Melo, técnicos da SES que trabalham com o homenageado, a Associação de Defesa Homossexual (Adhonis) e o ex-governador Albano Franco.
A presidenta da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Alese relembrou a história de luta do médico Almir Santana contra o preconceito e na assistência às pessoas com HIV/Aids. “É pelo conjunto de competências e pelo trabalho que ele recebe essa condecoração da Assembleia Legislativa de Sergipe. Foi o caráter humano que o levou a receber mais de 30 troféus e placas de homenagens. Parabenizo Dr. Almir pela vida, pela história e pela competência”, discursou a deputada Ana Lúcia.
A presidenta da Alese, Angélica Guimarães, destacou que “Almir Santana abdicou de tudo para cuidar das pessoas. Por isso, merece todas as honras por dedicar sua vida ao próximo”.
Depois de relatar algumas passagens na trajetória de luta, Almir Santana ressaltou que ainda há muito trabalho a ser realizado para combater a Aids. “A missão está cumprida parcialmente e ainda há muitos desafios. O preconceito e a rejeição diminuíram, mas ainda temos muito que fazer. Muito obrigado a todas as pessoas que nos ajudam: a minha equipe, minha família, gestores parceiros e parlamentares”, agradeceu.
“Para nós que estamos à frente da gestão da Secretaria de Estado da Saúde e fazemos parte da saúde pública em Sergipe, sabemos quão dedicado é Dr. Almir Santana. Considero-o um dos profissionais mais abnegados que existem na Medicina e abraçou verdadeiramente a causa da Aids. É uma grande honra tê-lo conosco”, disse a secretária de Estado da Saúde, Joélia Silva Santos.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Reconhecimento: Almir Santana recebe Medalha dos Direitos Humanos na Alese – O gerente do programa DST/Aids da Secretaria de Estado da Saúde (SES)
- Almir Santana / Fotos: Ascom/Saúde