[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O ministro dos Transportes, César Borges, assegurou ao governador em exercício, Jackson Barreto, a inclusão, entre as prioridades da União, de dois ramais ferroviários, que ligarão a nova ferrovia Salvador-Recife a Aracaju e ao Porto do Estado. “Sergipe não pode passar despercebido na logística das ferrovias”, destacou o governador, logo após audiência em Brasília nesta terça, 13.

No mesmo encontro, o ministro prometeu agilizar os licenciamentos necessários à duplicação da BR-101 e a implementação da BR-235 (por onde será possível escoar a produção frutífera de Juazeiro (BA) e Petrolina (PE) até o Porto de Sergipe). “Com isto, vamos criar um novo corredor de desenvolvimento na nossa região”.

Produção crescente

Como justificativa para os ramais ferroviários, o governador lembrou a crescente produção industrial e de matérias-primas no Estado. “Sergipe é o maior produtor de cimento do Nordeste, poderemos levar a soja da Bahia, temos o Projeto Carnalita [fertilizantes], e poderemos transportar carros produzidos pela Amsia Motors”.

“Faltava decisão em relação ao ramal para o porto de Sergipe”, comemorou Jackson Barreto. Na reunião, o governador também ressaltou a necessidade de agilizar os trechos da BR-101 entre Estância e Cristinápolis (na divisa com a Bahia) e entre Capela e a divisa com Alagoas.

BR-235

Jackson Barreto entusiasmou-se quando o ministro destacou que as obras na BR- 235 – ligando Carira (SE) a Jeremoabo (BA), num trecho de 82 quilômetros – são prioritárias para a pasta dos Transportes. “Nós queremos fazer a ligação até Juazeiro (BA), junto a Petrolina (PE), para servir como escoamento [pelo Porto de Sergipe] de produção de frutas dos perímetros irrigados daquela região”.

Projetos aprovados

Por fim, o governador lembrou que apenas a presença constante dos mandatários estaduais em Brasília garantirá a aprovação dos projetos necessários ao desenvolvimento regional. “Isto é um trabalho permanente, de visita, de cobrança”, apontou.

“Sempre na defesa dos interesses de nosso Estado. Se não estivermos sempre cobrando nos ministérios aquilo que é de direito do nosso Estado, a burocracia nos destrói e atrasa o processo de desenvolvimento do nosso Estado. Temos que cobrar permanentemente”, concluiu.

Assessoram o governador na reunião dos Transportes os secretários José de Oliveira Júnior, da Fazenda, Valmor Barbosa, de Infraestrutura, e José Macedo Sobral, da Agricultura. Também participou da audiência Sérgio Ferrari, diretor-presidente da Deso (Companhia de Saneamento de Sergipe).

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.