[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Nesta quinta-feira, 22, o Festival Sergipano de Teatro foi dedicado às produções artísticas do Estado. Com apresentações em espaços abertos ou em teatros, sergipanos e turistas prestigiaram um pouco da produção teatral do Estado.

Na praça Fausto Cardoso, foi encenada a peça de rua “Boi de Barro Fragmento”, da César Leite Produções Artísticas. Com uma apresentação baseada nos autos dramáticos onde é retratada a morte e a ressurreição do boi, o espetáculo busca na essência da arte, da dança e do teatro popular uma forma de favorecer um maior envolvimento entre o público e a cultura popular. A peça envolveu a plateia, que retribuía com palmas e sorrisos.

Já à noite, foi a vez do Coletivo Usina de Teatro subir ao palco do teatro Atheneu. O grupo apresentou o espetáculo ‘More Movie: Isso eu já vi no cinema’, e contou a história de um homem que se apaixona por uma mulher a primeira vista em um ponto de ônibus e, durante todo o enredo, ele tenta chamar a sua atenção.

Aliando imagens clássicas do cinema com as suas respectivas trilhas sonoras e objetos cênicos, a peça envolveu o público com uma história de amor recheada de surpresas, contada através das máscaras.
Para a professora Joceli de Carvalho, que acompanha as apresentações na praça Fausto Cardoso desde o primeiro dia, o Festival é uma grande oportunidade de difundir a cultura. “É uma forma das pessoas conhecerem a cultura e os artistas locais. É um grande incentivo”, declarou.

Segundo José Jailton, as apresentações em vários locais atrai o público. “Além de valorizar o teatro, as várias opções de lugar aproximam o público, que pode interagir mais. É uma democratização da arte”, disse.

Até o dia 28 de março, Espaços como os Teatros Atheneu, Lourival Baptista e Tobias Barreto, além da Praça Fausto Cardoso, Mirante da Treze de Julho e Rua da Cultura, receberão o evento, que tem a participação de grupos já conhecidos do público sergipano, como o Imbuaça, por exemplo, e de jovens rostos do teatro, como a Companhia de Teatro Montecourt e Coletivo Usina de Teatro.

Ao todo, serão apresentados 30 espetáculos teatrais de palco e de rua, sendo 22 de grupos sergipanos e oito de grupos convidados, dos estados da Bahia, Rio de Janeiro, Piauí, Distrito Federal, Pernambuco, Rio Grande do Sul e São Paulo. Todos os espetáculos têm entrada gratuita.

Realização

O II Festival Sergipano de Teatro é uma realização do Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura, e Instituto de Artes Cênicas de Aracaju (Iacema). Tem patrocínio do Ministério da Cultura, via Lei Rouanet, e co-patrocínio do Banco do Estado de Sergipe (Banese). O evento conta também com o apoio cultural da Prefeitura de Aracaju, Fundação Aperipê, Hotel Del Canto, Banco do Nordeste e Sesc. Colaboram com o II FEST o Sated/SE e o Fórum Unificado de Circo, Dança e Teatro.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.