[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A Prefeitura de Aracaju não pára de expandir suas ações para proporcionar à população aracajuana, sobretudo aos jovens que buscam o primeiro emprego, a qualificação profissional. Com mais uma unidade produtiva da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat) posta em funcionamento essa semana, no bairro Siqueira Campos, um maior número de pessoas poderá aumentar suas chances na disputa por um lugar no disputado mercado de trabalho.

Desde 2001, até o final do mês de junho desse ano, 28.507 pessoas concluíram os cursos oferecidos gratuitamente pela Fundat, capacitações que abrangem 60 especialidades diferentes. “É importante ressaltar que esses cursos são oferecidos com recursos exclusivos da Prefeitura de Aracaju”, disse o presidente da Fundat Edson Caetano, ressaltando que a preocupação da administração municipal não fica apenas na oferta dos cursos.

“Após a conclusão, nós trabalhamos para conseguir a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho através do Programa de Intermediação de Mão-de-Obra. Para isso, 7.176 pessoas estão cadastradas, sendo que 1.449 foram encaminhadas e destas 550 foram efetivamente empregadas”, informou Caetano. Pode parecer pouco, mas esse número corresponde ao índice de empregabilidade de 37,96%, mais que o dobro do índice adotado pelo Ministério do Trabalho, que é de 15%.

O também chamado de Balcão de Mão-de-Obra funciona numa parceria direta com as empresas de Aracaju, dos mais diversos segmentos, desde serviços gerais, passando pela área turística, até a construção civil. Em contrapartida, os empresários também têm procurado na Fundat pessoal qualificado para atender as suas demandas. “As empresas tem nos procurado e essa parceria ganhou uma importância muito grande. Nós temos contratado instituições reconhecidas, como o Senai e o Senac, para ministrar os nossos cursos, por isso os empresários sabem que temos bons profissionais”, destacou o presidente.

A descentralização e a democratização das ações da Fundat são pontos fundamentais de sua execução. As 10 unidades produtivas que oferecem esses cursos estão espalhadas pelos diversos bairros de Aracaju e atendem aos mais variados públicos. Além dessas, uma nova unidade está em construção na área de expansão do bairro Santa Maria e outros espaços foram conseguidos, por meio de parcerias com entidades filantrópicas, associações de moradores, entre outros, expandindo ainda mais o raio de atuação da Fundação.

Dentre esses parceiros está a Vara de Execução de Medidas e Penas Alternativas, que permite a oferta de cursos profissionalizantes para cidadãos que buscam a ressocialização através do trabalho. Para Edson Caetano os dados contabilizados nos últimos cinco anos são resultados de muita dedicação de todos que fazem a Fundat. “Dentro da nossa missão maior que é a geração de emprego e renda, não temos dúvidas que as determinações traçadas pelo chefe do executivo tem sido cumpridas a risca, até mesmo suplantando os nossos objetivos”, declarou.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.