Qualidade do sangue e hemocomponentes do Hemose são temas de aula
Na última quarta-feira, 6, a farmacêutica bioquímica, Maura Maria do Amorim do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), realizou uma palestra sobre as principais atividades do laboratório de controle de qualidade do sangue e hemocomponentes da unidade. A atividade fez parte da programação do terceiro dia do Curso de Treinamento de Inspeção em Serviços Hemoterápicos, que acontece em Aracaju.
O evento promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Vigilância Sanitária (Divisa), em parceria com Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), reúne técnicos do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária de Sangue de diversos estados.
Durante a aula, Maura Amorim explicou como são realizados os procedimentos para atestar a qualidade dos hemocomponentes – plaquetas, hemácias e plasma, que são produzidos do sangue. A profissional ressaltou a importância de efetuar a identificação, registro e rastreamento do sangue coletado e dos insumos necessários ao processamento do produto. A medida tem como objetivo evitar possíveis problemas de saúde.
“Nessa avaliação criteriosa, realizada no laboratório de qualidade é possível detectar falhas no processo de produção do sangue nos hemocomponentes”, frisou. Ela também falou sobre a RDC nº 57 do Ministério da Saúde, que preconiza todos os regulamentos técnicos para os procedimentos hemoterápicos, incluindo a coleta, o processamento, testagem, armazenamento, transporte, controle de qualidade entre outros.
Avaliação
Para João Baccara, gerente de Sangue e Componentes da Anvisa, a palestra atingiu o objetivo principal que é eliminar possíveis riscos sanitários na doação de sangue. “Essas informações irão ajudar nossos inspetores capacitados no curso para efetuar um mapeamento dos serviços de sangue através de instrumentos de avaliação de risco tanto nos hemocentros, como nas agências transfusionais”, informa.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Qualidade do sangue e hemocomponentes do Hemose são temas de aula – Foto: Ascom/FSPH