Quadrilha ‘Arriba a Saia’ resgata tradição junina
"Vamo se despedir, pessoá? Tá na hora do xaxado!" Quando o marcador puxou o fim da apresentação da quadrilha Arriba a Saia, os quadrilheiros puderam perceber a real dimensão do público que os prestigiava. No arraial Lampião e Maria Bonita, no Arraiá do Povo, centenas de pessoas presenciaram trinta minutos de uma das mais tradicionais manifestações culturais sergipanas sem arredar o pé. Formado por alunos do colégio Lavoisier, o grupo se apresentou sob o tema "Homenagem a Luiz Gonzaga".
Para o marcador da quadrilha Édson Santos Alves, a cultura só tem a ganhar com o espaço dado às apresentações no Arraiá do Povo. "É excelente para nós quando acontece um evento como esse. A cultura sergipana das quadrilhas está se acabando, e esta oportunidade que temos serve para lembrar que os festejos juninos ainda são o melhor que temos em Sergipe", disse. E o marcador provou o que estava dizendo. Ele conta que uma dupla de turistas capixabas o propôs levar a apresentação para o estado do Espírito Santo. "Quando o pessoal de fora se depara com a verdadeira cultura sergipana, se encanta a ponto de querer levá-la para suas terras", destacou.
O sanfoneiro Raimundo do Acordeon, que comandou o trio pé-de-serra que puxou a quadrilha, também foi destaque na noite. Deficiente visual desde nascença, o músico também se aventura no cavaquinho, no teclado e no violão. E diante da animação que vinha do público, fez questão de ressaltar que o São João sergipano está se superando. "Olha, dizem por aí que Caruaru é a terra do forró. Mas eu acho que é mesmo Aracaju. Tanto que tem muita gente de fora vindo tocar aqui. Eu mesmo sou alagoano da cidade de São Brás", contou aos risos.
E ainda haverá muito arrasta-pé até o fim do Arraiá do Povo. Ao longo do mês, estão previstas no palco do arraial Lampião e Maria Bonita as apresentações das quadrilhas Apaga a fogueira, Assum Preto, Chapéu de Couro, Asa Branca, Arrasta pé, Luiz Gonzaga, Meu xodó, Pioneiros da roça, Flor Nordestina, Abusados da Roça, Maracangaia, Coração Nordestino e Unidos em Asa Branca.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Quadrilha ‘Arriba a Saia’ resgata tradição junina – Foto: Andre Moreira / ASN