Quadra erguida pelo Sergipe Cidades estimula os esportes em Itabi
No município de Itabi, distante 138 km da capital sergipana, a satisfação com o Sergipe Cidades tem sido mais que evidente nos rostos dos moradores. Depois de fazer uma completa transformação no principal cartão postal da cidade, a Praça da Pedra da Paciência, o Programa transformou em realidade um antigo sonho dos jovens do povoado Mata Grande, ao construir uma quadra de esportes coberta.
Situado a seis quilômetros da sede municipal, às margens da rodovia que liga Itabi a Graccho Cardoso, o povoado possui uma considerável população de adolescentes que, além de serem carentes de espaços de lazer, não dispunham de um local apropriado para a prática do futebol, esporte preferido da classe juvenil e que somente no local concentra dois times da modalidade esportiva mais praticada no país.
Contribuir para o progresso de todos os municípios sergipanos tem sido o foco principal do Programa Sergipe Cidades. Executado por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedurb), as ações resultantes da parceria entre o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Governo de Sergipe têm levado contentamento às comunidades beneficiadas.
Adeus às contusões
“O Governo do Estado teve uma excelente iniciativa ao construir a quadra aqui no povoado. Os dois times jogavam futebol em um campo de areia totalmente inadequado. Agora, temos um lugar decente para jogar bola, sem contar que o espaço vai trazer benefícios para todos, uma vez que outros tipos de esportes poderão ser praticados”, declarou entusiasmado o jogador e estudante do 3º ano do ensino médio, Roberto Oliveira, 18 anos.
Robson Pedral, também de 18 anos, reforça as declarações de Roberto. “O espaço valorizou o povoado, trouxe alegria para os jovens, já que não existia lugar para a diversão e garantiu alívio para todos que jogam bola, pois, como o campo de areia era cheio de pedras, as contusões e quedas eram freqüentes. Com certeza, esses pequenos incidentes vão diminuir bastante”, ressaltou o esportista.
Ginásio Poliesportivo
Perfazendo uma área total de 1.125 m², a quadra coberta recebeu investimentos no valor de R$ 797.631,70 e foi edificada com materiais de primeira qualidade. “A estrutura metálica é feita com pilares em concreto armado, a cobertura é em telha de alumínio ondulada, que é mais resistente ao vento e à chuva. O guarda-corpo metálico e a mureta em alvenaria chapiscada impõem segurança ao espaço, sem contar que a rede de proteção em nylon é fixada à mureta”, explicou o fiscal da obra, André Luiz Bitencourt.
Ele acrescenta que todo o material utilizado na edificação garantirá uma maior durabilidade ao espaço. “A área externa possui um estacionamento com capacidade para 14 vagas. O contorno do local é em piso de concreto desempolado e em toda a pavimentação interna foi aplicado piso de alta resistência, o que facilita a prática de outras modalidades esportivas, a exemplo do basquete e do vôlei. Daí se torna até injusto considerar o local uma simples quadra, já que ele possui todos os elementos de um ginásio poliesportivo”, pontuou.
Segundo o Secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano, Antonio Sérgio Ferrari Vargas, ao implantar obras dessa natureza, o governador Marcelo Déda reforça ainda mais a importância do Sergipe Cidades como instrumento de progresso para os municípios sergipanos. “Essas quadras são verdadeiras arenas esportivas que contribuem para a qualidade de vida de jovens e adolescentes, pois oportunizam a eles um local apropriado para as práticas esportivas. Vivemos o dilema das drogas que, infelizmente, rodeia toda a sociedade. É comprovado que o esporte é um excelente instrumento de combate contra a violência e as drogas e é por essa razão que em todo o Estado, 40 mini-ginásios como esse foram e estão sendo erguidos ”, enfatizou.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Quadra erguida pelo Sergipe Cidades estimula os esportes em Itabi – Fotos: Ascom/Sedurb