Público prestigia exposição sobre centenário do remo sergipano
Na manhã desta sexta-feira 16, as pessoas que passaram pela Praça Fausto Cardoso puderam conferir uma exposição alusiva aos 100 anos do remo em Sergipe. A iniciativa foi promovida pela Federação Sergipana de Remo (FSR) em parceria com o Governo do Estado através da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (Seel).
A exposição faz parte das festividades de comemoração do centenário do Cotinguiba Esporte Clube e do Clube Esportivo de Sergipe e exibiu fotos, acervo histórico da Federação e barcos de última geração feitos em fibras de carbono, além de troféus. A FSR convidou ex-remadores para participarem da exposição, que recebiam os interessados e até contavam um pouco da sua história na modalidade em Sergipe.
Entre os ex-remadores que fizeram história em todos esses anos do remo sergipano, está o ex-prefeito de Aracaju Viana de Assis. O ex-atleta integrou as equipes de remo do Cotinguiba, do Aracaju e do Sergipe, e sua atuação na modalidade aconteceu na década de 50, mais precisamente entre 1952 e 1957. “Foram cinco anos maravilhosos. Depois me envolvi com a política e deixei o remo, mas ainda amo e torço para que mais apoio surja. Esta é uma oportunidade de celebrar o centenário e viver esse momento de saudade”, disse.
Viana de Assis conta que, na sua época de remador, muitos eventos aconteciam e uma competição era capaz de atrair o público, deixando a rua lotada. “Hoje não vejo tanto essa motivação para o remo, mas para mim ele sempre será especial”, diz saudoso.
Na presidência da Federação Sergipana de Remo (FSR), José George de Oliveira Santos fala que é grande a felicidade de o centenário acontecer durante o tempo em que atua como presidente da FSR. “É uma honra participar desta grande história. Ainda temos muito trabalho a fazer, mas espero que esta semente que plantamos hoje dê muitos frutos no futuro”, disse.
Ainda na ocasião, a Seel realizou uma exposição junto à sua Diretoria de Inclusão Social a fim de, mais uma vez, fazer com que a população conheça os trabalhos que têm sido desenvolvidos pela Secretaria. “O secretário Maurício Pimentel é um entusiasta do esporte e está sempre disposto a apoiar todas as modalidades. Fazer essa exposição junto com o centenário do remo sergipano é prova de que sempre estamos juntos. A Seel não mede esforços nesse apoio e nosso desejo é que sempre seja assim”, afirmou a Coordenadora Operacional da Diretoria de Inclusão Social da SEEL, Jeane Maria Pereira.
Homenagem
A exposição da FSR, porém, é só o início das festividades do centenário. Na tarde deste sábado, dia 17, outras atividades ligadas ao centenário do remo serão realizadas. Às 13h00 haverá a solenidade de comemoração no Iate Clube, junto à homenagem prestada pela Seel e pelo Secretário Maurício Pimentel a 15 ex-remadores, que fazem parte deste centenário.
Além disso, às 14h00 acontecerá a Regata do Centenário do Remo Sergipano com a participação de historiadores, presidentes de clubes e os 15 ex-remadores homenageados. Com saída do Iate Clube e chegada na Ponte do Imperador, a competição faz parte das festividades do centenário e premiará os vencedores com troféus e medalhas oferecidas pela Seel.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]