Provas de 3ª etapa do Supletivo são realizadas em unidades prisionais
O primeiro dia de provas da terceira etapa do Supletivo 2010 – realizado pela Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Sejuc) – aconteceu nesta quinta-feira, 20, em todas as unidades do sistema prisional de Sergipe. As provas começaram às 8h da manhã e prosseguiram até as 16h.
Os internos resolveram questões de História, Matemática, Ciências, Geografia e Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental, com escolha facultativa nas disciplinas de Inglês ou Francês. E para o Ensino Médio, as disciplinas requeridas foram Biologia, Matemática, Física, Língua Portuguesa (Literatura e Redação), Geografia, História e Química, com inscrição obrigatória em Inglês ou Francês.
Segundo a coordenadora pedagógica do Departamento do Sistema Penitenciário (Desipe), Elane Marques, as provas transcorreram com tranquilidade, o número de internos foi satisfatório e o trabalho de sua equipe foi realizado com sucesso. “Recebi apoio da Secretaria, do Desipe e de todos os diretores de unidades que estavam apostos desde 7h”, disse Elane, ressaltando a importância da realização do exame para o crescimento e a reinserção dos internos.
O supletivo contou com a parceria da Secretaria de Estado da Educação (Seed), que enviou fiscais para todas as unidades prisionais, contribuindo na organização e realização dos exames. Além disso, a Sejuc disponibilizou alimentação e toda estrutura de segurança para os fiscais da Seed. A Sejuc contou também com o apoio dos profissionais da área pedagógica, que atuaram em conjunto com a Seed na fiscalização das provas.
A realização do supletivo faz parte do projeto de ressocialização da Sejuc e visa garantir educação e profissionalização aos internos do sistema prisional, atendendo assim à meta estabelecida pelo secretário de Estado da Justiça e da Cidadania, Benedito de Figueiredo, de que nenhum interno fique sem acesso à educação e profissionalização. A segunda data de provas está marcada para o próximo dia 27.
Inovar
De acordo com a coordenadora pedagógica, o objetivo desse ano é trazer para os internos aulas expositivas. “Queremos colocar aparelhos de TV e DVD nas unidades buscando atrair um maior número de internos, através de aulas mais dinâmicas” afirmou Elane.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Provas de 3ª etapa do Supletivo são realizadas em unidades prisionais – A coordenadora pedagógica do Desipe
- Elane Marques