Prossegue curso de Informática Básica para alunos com deficiência visual
Prossegue até o dia 1º de junho o curso de Informática Básica para oito alunos com deficiência visual que estudam na Escola Estadual Leite Neto, em Aracaju. A ação está sendo promovida pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), por meio da Divisão de Educação Especial (Dieesp). O curso teve início na última segunda-feira, 9, na sede da escola, que fica localizada na rua Humberto Pinto, bairro Grageru.
A ação objetiva capacitar os alunos assistidos para o uso do computador e ainda prepará-los para o manuseio do livro digital Macdaisy. Este substituirá em breve o livro em Braille, distribuído pelo Ministério da Educação para alunos da rede pública com deficiência visual. Em toda a escola existem 20 alunos com esta deficiência, mas só serão beneficiados com o curso aqueles que ainda não tiveram acesso a um computador.
O curso tem carga horária de 40 horas/aula presenciais e atende os alunos do 6º ao 9º ano. No período, está sendo desenvolvido o Sistema Dosvox, primeiro software brasileiro destinado às pessoas com deficiência visual, e toda a instrumentação acontece por meio de softwares leitores de tela. O conteúdo traz como principais temas: conhecendo o computador, conceitos básicos de informática, práticas de digitação, edição e formatação de textos, acesso à internet, dentre outros.
Para a diretora da Dieesp, professora Maria Aparecida dos Santos Názário, o curso está sendo de grande relevância porque proporciona aos alunos as primeiras noções de informática e, além disso, prepara-os para assumir um próximo passo, que é o uso do Macdaisy.
Maria Aparecida informou que este mesmo curso de Informática Básica será ofertado para mais cinco alunos do ensino fundamental da Escola Estadual Leite Neto. “Esses alunos também têm deficiência visual, mas têm idade inferior e estão em turmas do 1º ao 5º ano, por isso farão o curso em outra oportunidade”, disse.
Deficientes na rede pública estadual
De acordo com a diretora, em todo o Estado de Sergipe, a rede pública estadual tem matriculados 40 alunos com deficiência visual, 30 dos quais estão na capital, em sua maioria na Escola Leite Neto, e 10 no interior do Estado. Alguns têm cegueira e outros, baixa visão.
- Prossegue curso de Informática Básica para alunos com deficiência visual –