Prorrogadas inscrições para o Programa Mais Cultura nas Escolas
As unidades de ensino que pretendem participar do Programa Mais Cultura nas Escolas podem se inscrever até o próximo sábado, 10. Poderão participar cerca de 34 mil escolas integradas aos Programas Mais Educação e Ensino Médio Inovador (MEC) ativas em 2012. A lista dessas escolas foi elaborada pelo Ministério da Educação e está publicada no site www.cultura.gov.br/maisculturanasescolas.
O Programa é realizado através de uma iniciativa entre os Ministérios da Cultura e da Educação e tem por finalidade incentivar o encontro entre experiências culturais e artísticas em curso nas comunidades locais e o projeto pedagógico de escolas públicas, ativas nos Programas Mais Educação e Ensino Médio Inovador em 2012.
Escolas e iniciativas culturais vão construir projetos (Planos de Atividade Cultural) para serem desenvolvidos ao longo de, no mínimo, seis meses, dentro ou fora do espaço escolar. Os projetos devem estar em diálogo com o projeto pedagógico de um ou mais professores ou com o Projeto Político Pedagógico da escola.
Inscrição
Escola e iniciativa cultural parceira devem elaborar juntas o Plano de Atividade Cultural. Para realizar a inscrição, o diretor da escola deverá entrar no Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (SIMEC), através do site simec.mec.gov.br/, com seu respectivo CPF e senha de acesso, e clicar na aba “Mais Cultura”, preenchendo os dados solicitados nas abas: Dados da Escola; Dados do Diretor; Dados do Coordenador.
Para avançar o preenchimento, o cadastrador deverá ter em mãos os dados cadastrais, portfólio (formato PDF até 3MB) e texto com histórico de atuação da iniciativa cultural parceira (até 100 caracteres), bem como o Plano de Atividade Cultural, construído conjuntamente com ela.
Resultado
A publicação dos projetos selecionados está prevista para o 4º trimestre de 2013, quando também deverá ser efetivado o repasse dos recursos às escolas. Serão contemplados cinco mil projetos em 2013. Tanto iniciativas culturais como escolas poderão inscrever somente um único projeto, elaborado conjuntamente com um único parceiro.
Os projetos serão avaliados por comissão interministerial do Ministério da Cultura e do Ministério da Educação, com a cooperação de pareceristas, professores e pesquisadores de universidade federal.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]