Pronese investe na garantia de alimento, trabalho e renda no campo
Iniciado em julho deste ano com a parte prática, o processo de capacitação de técnicos da área agrícola entra em nova fase para a implantação da Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Pais). Na última quarta-feira, 16, técnicos do Instituto de Cooperação para o Desenvolvimento Rural Sustentável (Icoderus) receberam orientações sobre a metodologia do funcionamento do sistema.
“O objetivo é transformar esses técnicos em multiplicadores de informações junto as comunidades rurais”, ressalta Alex Mecena, presidente do Icoderus, entidade que ficará responsável pela implantação dos kit’s.
O projeto está sendo desenvolvido em parceria com a Empresa de Desenvolvimento Sustentável de Sergipe (Pronese), Petrobras, Fundação Banco do Brasil e Associação de Orientação as Cooperativas do Nordeste (Assocene) para contribuir com a inclusão econômica e social dos agricultores, e proporcionar um salto de qualidade de vida de forma integrada e sustentável.
Orçado em R$ 2,1 milhões, o projeto prevê a instalação de 210 unidades do Pais em quatro territórios sergipanos, beneficiando diretamente 21 municípios. A proposta consiste na produção integrada de aves, hortaliças e frutas com aproveitamento cíclico da produção e de seus resíduos, como ocorre na cadeia alimentar.
O sistema agroecológico dispensa uso de agrotóxicos, fertilizantes e defensivos agrícolas, queimadas e desmatamentos. Além de criar condições para melhorar a base alimentar das famílias, colabora para a conservação do meio ambiente, fomenta a ocupação no campo e gera renda a partir da venda do excedente de produção, favorecendo a permanência dos cidadãos em suas localidades.
Assistência técnica
As famílias que vão participar do projeto receberão kit-Pais, consultoria técnica e monitoramento durante dois anos para a execução de todas as etapas, desde a escolha e preparo do terreno até a venda da produção, explica Alex Macena. Ele disse que os técnicos já estão em campo fazendo a seleção das famílias de agricultores rurais que estão dentro do perfil do Pais.
O Pais é montado em torno de um sistema de anéis destinados a culturas diferentes e complementares. O centro é utilizado para a criação de pequenos animais como galinhas e patos, cujo esterco é usado para adubar as plantações, cultivadas em anéis. A irrigação é feita por gotejamento. Ao redor da unidade, pode ser criado o quintal agroecológico, que serve para o reflorestamento, cultivo de frutas e de espécies nativas e comerciais.
De acordo com Alex Mecenas após a capacitação dos técnicos e da seleção das famílias, o próximo passo será a implantação dos kit’s que serão adquiridos pela Pronese.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]