Pronese e prefeitura de Santana do São Francisco dão apoio a assentados
Representantes de 18 famílias do Assentamento Brejo da Conceição, localizado no município de Santana do São Francisco, estiveram ontem, segunda-feira, na Empresa de Desenvolvimento Sustentável do Estado de Sergipe (Pronese) acompanhado do prefeito de Santana do São Francisco, Ricardo Roriz, para denunciar que ex-dono da propriedade onde estão as pessoas assentadas, está ocupando 120 tarefas das terras dos agricultores.
Os trabalhadores rurais querem apoio dos governos municipal e estadual para resolver o impasse com o ex-dono das terras, como também encontrar solução para o problema das dívidas junto ao Banco do Nordeste e outras ações que façam com que os agricultores possam produzir e melhorar a qualidade de vida de suas famílias.
Segundo José Santos de França, presidente da Associação dos Trabalhadores Rurais do Brejo da Conceição, as famílias dos agricultores assentadas naquela propriedade estão passando por muitas dificuldades. “Não estamos conseguindo produzir nem pagar a dívida referente à aquisição da terra e ainda por cima o ex-dono está ocupando 120 tarefas de nossa propriedade”, explicou. Os trabalhadores rurais adquiriram as terras com recursos do Programa de Crédito Fundiário em abril de 2005, tiveram três anos de carência, deveriam, portanto, iniciar o pagamento do empréstimo em 2008, mas desde aquela data nenhuma parcela foi paga.
“A diretoria da Pronese solidarizou-se com os agricultores e estará tomando providências no sentido de solicitar a renegociação da dívida dos agricultores junto à Secretaria de Reordenamento Agrário, órgão do Ministério do Desenvolvimento Agrário, bem como solicitar o desbloqueio de 186 mil reais a que têm direito para os investimentos comunitários”, disse o Presidente da Pronese, Carlos Hermínio de Aguiar. O presidente explicou ainda que já encaminhou para a Secretaria de Estado da Inclusão Social a solicitação dos agricultores de construção de 18 casas.
Carlos Hermínio assegurou que vai acompanhar pessoalmente o processo. Ele e o prefeito Ricardo Roriz já agendaram uma visita à juíza daquela comarca, para conversar sobre a necessidade de agilizar o processo de retomada das terras que pertencem aos agricultores.
O prefeito de Santana do São Francisco disse que também está solidário com os agricultores. Segundo ele, “a prefeitura está providenciando um estudo topográfico do assentamento, inclusive dentro do modelo exigido por um futuro pedido de licenciamento ambiental, destacando as áreas de preservação legal, espaço destinado à construção das casas e divisão dos lotes para o plantio”.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Pronese e prefeitura de Santana do São Francisco dão apoio a assentados – Fotos: Ascom/Pronese