Promotoras de justiça visitam as obras do pronto-socorro Pediátrico do Huse
Já está em fase de conclusão o andamento das obras de reconstrução do pronto-socorro pediátrico do Hospital de Urgência de Sergipe (Huse). Na última terça-feira, 12, a obra foi visitada pelas promotoras de Justiça dos Direitos a Saúde Euza Missano e Alessandra Pedral Santana. A visita foi acompanhada também por representantes da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), pelo diretor do hospital, Francisco Claro, e por jornalistas.
Na ocasião, as promotoras puderam conferir de perto toda a estrutura que ampliará a assistência à criança. “A estrutura do pronto-socorro pediátrico está muito boa. Esperamos que seja cumprido o que foi pactuado com o secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Guimarães. Temos encontrado sensibilidade por parte dos gestores e isso é um ponto positivo, pois quem ganha é a sociedade”, declarou a promotora Euza Missano.
De acordo com a promotora de justiça Alessandra Pedral Santana, a conclusão da obra está dentro do prazo e atenderá necessidades de crianças e adolescentes com mais qualidade e conforto. “O ritmo da construção está muito bom. Depois de inaugurado a assistência será ampliada e com um resultado satisfatório”, comentou.
O diretor geral da Fundação Hospitalar, Emanuel Messias, avaliou a visita do Ministério Público como importante. “A visita já tinha sido acordada. Acho fantástica essa parceria com o Ministério Público. O MP torce para a Saúde dar certo. Essa reconstrução do PS Pediátrico é mais um grande avanço na Saúde do estado”, afirmou.
Estrutura
A nova estrutura contará com uma equipe médica composta por quatro plantonistas verticais, seis plantonistas horizontais nas enfermarias, seis plantonistas horizontais no pronto socorro e treze especialistas pediátricos. O número de leitos também será ampliado: 45 serão para o pronto-socorro e 50 para internamento. Na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) o número sobe de oito para dez leitos.
Funcionando há um ano e dez meses no prédio da Maternidade Hildete Falcão Batista, o Pronto Socorro Pediátrico do Huse atende hoje três mil crianças por mês. “Todos os pacientes de alta complexidade são nossos. Com a reforma ampliaremos o número de leitos e a oferta no atendimento”, destacou a coordenadora da pediatria, Cristiane Barreto.
O prazo de conclusão da obra está previsto para o final do mês de junho deste ano. Segundo Francisco Claro, superintendente do hospital, a reforma irá acolher melhor os pacientes. “Está tudo dentro do prazo para a entrega. A tendência é concluir a obra e garantir a assistência necessária para as crianças e oferecer um acolhimento de qualidade”, concluiu.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Promotoras de justiça visitam as obras do prontosocorro Pediátrico do Huse – Foto: Mario Sousa/Seinfra