Proler realiza segundo Ponto de Encontro na Epifânio Dória
O Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler) realizou nesta quarta-feira, 8, no auditório da Biblioteca Pública Epifânio Dória, o 2º Ponto de Encontro do programa sobre o tema "Palavras da Boca do Povo". O evento foi iniciado pela manhã, quando o pesquisador Luiz Antônio Barreto discutiu o tema "O Mistério da Porta – Ah! Ah! Ah! A Palavra da Boca do Povo". Pela tarde, a partir das 14h, foi realizado o momento de integração "Vamos Brincar com os Desafios da Realidade e Fantasia", realizado pelos representantes do Proler em Sergipe.
Na palestra ocorrida pela manhã, Luiz Antônio Barreto enfatizou as fases da linguagem e as características da comunicação escrita e falada. Ele também falou sobre termos populares, a exemplo de "o mar não está para peixe", "solto na buraqueira", "botar as barbas de molho", "cantando de galo", "sem pé nem cabeça". Barreto abordou ainda formas de linguagem usadas por grupos sociais, a exemplo da ‘língua do p’. Por fim, o pesquisador fez questão de enfatizar que, com o Proler, as escolas públicas se mobilizam para implementar ações pedagógicas inovadoras no campo do hábito da leitura.
Proler
O Proler faz parte da política educacional do Ministério da Educação (MEC) voltada para a formação do gosto pela leitura e oferece aos professores discussões teóricas sobre a formação de leitores de forma criativa. O programa tem como objetivo promover ações estratégicas de articular e valorizar a leitura, estimular a criação de bibliotecas e divulgar informações em rede. O Proler foi integrado ao MEC a partir das experiências de instituições como Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), Programa de Alfabetização e Leitura (Proale).
Para a coordenadora do Proler em Sergipe, Maria Sônia Santos Carvalho, através do programa, o MEC está estimulando os professores e diretores de escolas a desenvolver metodologias educacionais diversificadas como oficinas com contadores de estória, rodas de leituras com autores sergipanos e debates sobre linguagem popular com pais de estudantes, promovendo novas atividades educativas que intensificam o ato de ler.
Feira do Livro
Durante o encontro do Proler, o secretário de Estado da Cultura, Luiz Alberto dos Santos, anunciou que será realizada, de 24 a 30 de outubro, a II Feira do Livro de Sergipe – Leitura e Contemporaneidade, com uma programação diversificada. O objetivo é despertar no estudante sergipano o gosto pela leitura. O secretário informou ainda que a Eletrobrás vai disponibilizar recursos para implementar o Projeto de Digitalização do Arquivo de Jornais da Biblioteca Epifânio Dória.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]