ProJovem abre vagas para pessoas com necessidades especiais auditivas
O programa ProJovem Urbano reservou 36 vagas distribuídas em 6 turmas para alunos portadores de necessidades especiais auditivas. A relação dos participantes será definida pelo Centro de Referência em Educação Especial de Sergipe (CREESE), que também se responsabilizará pela inscrição e pelo acompanhamento dos alunos. As inscrições se iniciam na próxima segunda-feira, 16, e prosseguem até o dia 20 de março. Ação do Governo Federal, o Projovem Urbano objetiva a elevação do grau de escolaridade por meio da conclusão do ensino fundamental, de qualificação profissional e do desenvolvimento de experiências de participação cidadã.
Para participar do ProJovem, o aluno com deficiência deve seguir os mesmos critérios estabelecidos pelo programa aos demais alunos. Ele deve ter entre 18 e 29 anos, estar alfabetizado e não ter concluído o Ensino Fundamental. As aulas acontecerão em turmas inclusivas com a presença de intérprete em Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Além de concluir o Ensino Fundamental em 18 meses, o aluno matriculado terá ainda aulas de informática e poderá optar por uma qualificação profissional nas áreas de Agroextrativismo; Construção e Reparo I; Serviços Pessoais; Telemática ou Turismo e Hospitalidade. O aluno que tiver 75% de frequência receberá uma bolsa de R$ 100 por mês.
“Como o ProJovem Urbano tem especificidades e metodologias que integram a Educação de Jovens e Adultos (EJA) à Educação Profissional, é importante que a ação inclusiva garanta a qualidade do atendimento”, explica Stelamaris Torres Melo, coordenadora do programa. Ela disse ainda que os alunos com deficiência auditiva terão um acompanhamento especial e sistemático.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]