Projetos levam alegria a pacientes do Centro de Oncologia
Fadas e anjos saídos de histórias infantis tomaram conta do Centro de Oncologia Dr. Oswaldo Leite (COOL), do Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE), na manhã desta terça-feira, 21. A ação de humanização foi desenvolvida pelo Grupo de Leitura Raquel de Queiroz, formado por alunos do ensino fundamental da Nossa Escola.
O grupo, que atualmente tem 37 componentes admiradores da leitura, iniciou o ‘Projeto Contando Histórias’ em 2005, no próprio Centro de Oncologia, e retomou as atividades nos setores de Quimioterapia e na Ala de Internamento Infantil. Uma vez por mês, os alunos deixam de assistir a aula para se dedicar a um trabalho voluntário, de levar o mundo da imaginação aos pacientes que fazem tratamento oncológico.
"Nosso objetivo é despertar nos alunos a solidariedade, através do incentivo à leitura e à boa ação. Assim eles aprendem a levar a magia dos contos e lendas para os que estão precisando de momentos de alegria", diz a coordenadora do grupo de leitura, Janaína Couvo.
Além das lendas e contos de fadas, os estudantes também levam mágicas e mensagens de reflexão, não só para as crianças, mas também para os adultos. "Pretendemos levar o máximo de alegria e bem-estar para as pessoas que estão doentes e transformar essa atividade em uma troca de experiência entre pacientes e alunos", explica a professora.
O Grupo de Leitura Raquel de Queiroz se reúne a cada 45 dias para discutir sobre alguma obra literária e, segundo a coordenadora, a partir do próximo ano ele deverá ser aberto para alunos de escolas públicas que tenham interesse na leitura.
Oficina de pintura
Um outro projeto de humanização também foi iniciado nesta terça, 21, no Centro de Oncologia. Através de uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), as participantes do Grupo Mamafest vão ter aulas de pintura em tecido uma vez por semana, até o mês de outubro. A oficina vai possibilitar uma qualificação dos trabalhos manuais produzidos pelas pacientes, acompanhantes e ex-pacientes de câncer de mama.
"Essa é uma nova etapa para o grupo, que teve resultados positivos durante a comercialização no ‘Arraiá do Povo’, montado em junho pelo Governo de Sergipe na Orla de Atalaia. Os trabalhos foram elogiados principalmente pelo acabamento bem feito e agora nós estamos pensando em produzir as peças que serão levadas para a Feira de Sergipe, programada para janeiro", enfatizou Sandra Maia, instrutora e participante do grupo.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Projetos levam alegria a pacientes do Centro de Oncologia – Foto: Isa Vanny