[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Nos dias 16 e 17 de julho representantes da SMS – Secretaria Municipal de Saúde – participaram em Brasília do II Seminário de Disseminação das Experiências em Gestão Inovadoras do REFOSUS. Dentro da sua programação, o município de Aracaju mostrou a implantação do 1º CAPS e a implementação da Ouvidoria da SMS.
O CAPS – Centro de Atenção Psicossocial – entrará em funcionamento até o final deste mês na praça Durval Andrade, nº 222, no bairro Atalaia. Este centro consiste numa nova visão de atendimento à saúde mental do município, substituindo o modelo hospitalar atual por um que prioriza a liberdade do paciente dentro de um projeto terapêutico individualizado e contínuo.
“A prioridade serão as pessoas com sofrimento psíquico que se encontram fora dos hospitais ou que estão exclusas da rede de saúde por ficarem isoladas em suas residências ou outras instituições”, informou Ana Salmeron, coordenadora do projeto de saúde mental.
A nova experiência trará um modelo que trata o paciente no centro de atenção podendo retornar para casa. Segundo a médica psiquiatra Sheila Bastos, o CAPS trabalhará com a família do paciente e a comunidade visando reintroduzí-lo na sociedade.
Já a Ouvidoria da SMS, em funcionamento através do número 3179 – 1080, levou para Brasília o projeto de sua implantação, objetivando mostrar a possibilidade de participação popular no que se refere ao pleno exercício de cidadania, questionando e procurando diluir os problemas existentes na saúde.
Através deste número a população tem acesso à administração pública na saúde participando, fiscalizando e avaliando a gestão municipal. Como conseqüência traz o aprimoramento da organização e o melhor funcionamento do atendimento na área de saúde.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.