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O compromisso de promover e desenvolver projetos que envolvam os alunos e melhorem a qualidade da educação, levou o Colégio Estadual de Educação General Djenal Taraves de Queiroz, situado no município de Moita Bonita, a conquistar o primeiro lugar do Prêmio Gestão Escolar 2012. A premiação vai possibilitar que a diretora da escola faça um intercâmbio nos Estados Unidos, onde irá trocar experiências sobre os projetos exitosos.
 
Programas como Leitura e Escrita Conectiva – Facebook, Química e Meio Ambiente, Horta Pet, Jornal Portal Jovem, Music Festival, Saúde e Prevenção nas Escolas, Educar para a Igualdade Racial, Resgate da Cultura Local, entre outros, cativaram os alunos que estão cada dia mais envolvidos nas ações da escola.
 
O aluno Wendel Gomes, do 6º ano, disse que aprende bastante com o Horta Pet. “Aprendi que é importante cuidarmos mais das plantas, não destruir, e que devemos ter uma alimentação mais saudável. Comemos o alimento que nós mesmos produzimos, que é mais saudável”, afirmou.
 
Quem também gosta muito é a aluna Mara Íris Barreto Lima, do 1º ano. “Acho esse projeto importante, pois conscientiza a gente para adquirir uma alimentação mais saudável. Foi uma alternativa boa para a escola toda”, disse.

Já a sua colega, Alícia dos Santos Farias, afirmou que “o projeto sensibiliza as pessoas que, para fazer uma horta saudável, não se deve usar produtos prejudiciais. Ajuda tanto na plantação quanto na saúde”.
 
O Horta Pet tem a orientação do professor de biologia, Henrique Costa de Andrade. “Os alunos aprendem a cultivar horta em garrafas Pets. Eles aprendem sobre sistema de irrigação, tipos de solo, espécies de hortaliças, adubação orgânica, entre outras coisas”, explicou o professor.
 
Ele disse que o projeto serve tanto para trazer os produtos rurais para dentro da escola, onde os alunos podem produzir em espaços reduzidos, como colocar mais os alunos em contato com o verde. “Além disso, incentiva a alimentação saudável, pois os alunos podem degustar e apreciar aquilo que foi produzido por eles”, salientou.
 
Projeto Jornal Portal Jovem
 
Os alunos também desenvolveram um programa de vídeo em que divulgam notícias da escola, esportes, além de eventos de Moita Bonita e de outros municípios. Com uma equipe composta por cinco alunos, o Jornal Portal Jovem é publicado tanto no Youtube quando no Facebook. A aluna Barbeny de Jesus Santos, do 2º ano, disse que “com esse projeto, o aluno fica mais solto, perde a timidez, fica com mais vontade de falar e de se expor. A TV Portal Jovem é veiculada no Facebook e mostra que os alunos não devem entrar nas redes sociais apenas para divertimento, mas também com o objetivo de aprender português”.
 
Já o aluno Helenilton de Jesus Barreto, do 3º ano, faz parte da editoria de esportes do programa e teve destaque ao fazer a cobertura da Taça Brasil. “Foi uma grande conquista para a escola, pois fomos parabenizados pelo presidente da Confederação Brasileira de Futebol de Salão (CBFS), de Brasília, que enviou um ofício à escola parabenizando pela iniciativa do aluno em fazer jornalismo. E também esse portal traz uma vantagem para mim, que é a vontade de fazer redação. Desperta em mim a prática e o interesse em fazer a redação para o ENEM, diminuindo cada vez mais os erros ortográficos”, explicou.
 
Leitura e Escrita Conectiva
 
Para melhorar a prática da leitura e escrita dos alunos, a professora Viviane de Jesus Peixoto criou o projeto Leitura e Escrita Conectiva. Através dele, os estudantes utilizam o Facebook para produzir textos. “Nós temos as redes sociais como um meio atrativo para os alunos e que deve ser utilizado também de forma produtiva. Dividi a turma em grupos e, a cada semana, eles pesquisam um tema atual e fazem um texto dissertativo. Depois eles publicam no Facebook e interagem através dos comentários”, explicou. Segundo ela, esse projeto desenvolveu bastante nos alunos o senso crítico.
 
A aluna Thaís Costa elogiou bastante a iniciativa. “Isso traz um benefício muito grande para nós. Ajudou a gente a conhecer palavras novas, saber mais coisas da atualidade e usar o Facebook de uma forma construtiva e não apenas para distração. Incentivou a gente a estudar mais”, afirmou.
 
O estudante Leandson Barbosa, do 3º ano, também gostou bastante do projeto. “Com esse projeto a gente desenvolveu bastante o raciocínio. Ele também nos incentivou a ter nossas opiniões próprias. Através dele, muitos alunos no ano passado tiveram um bom resultado no ENEM. É, sem dúvida, um trabalho que revolucionou”, disse.
 
A professora Mayara Elias de Jesus Costa era ainda estagiária quando viu o projeto nascer. Ela disse que sempre sonhou em fazer parte do programa. “Desde o início eu coloquei na minha cabeça que se eu fosse lotada nessa escola, eu iria dar continuidade a esse projeto, que eu achei muito interessante. É uma maneira de os alunos aprenderem a leitura e a escrita em um suporte no qual eles vão se divertir também”, explicou.
 
Projeto Química e Meio Ambiente
 
Aliar os conhecimentos da ciência com a preservação ambiental. Esse é o objetivo do Projeto Química e Meio Ambiente, que envolve alunos, pais e professores. José Joelito Costa Santos é pai de um aluno e é bastante participativo nesse programa. “Achamos muito importante participar desse projeto, uma vez que a gente pode interagir com os alunos, trazer experiências. Saímos da teoria e colocamos os estudantes na parte prática das coisas. É uma forma a mais de ensinar, saindo do conteúdo teórico da sala de aula”, disse ele, que é presidente de uma cooperativa de agricultores familiares.
 
“O projeto trabalha com os alunos alternativas de conservação do meio ambiente, utilizando-se dos conhecimentos deles em química e ciência em geral”, explica a professora de física, Geane Santana Batista de Oliveira, ao destacar que a escola está numa região em que utiliza a irrigação.
 
“O professor de química viu a necessidade de se fazer uma análise do solo, então os alunos colheram amostras do solo, da água, fizeram análise química dessas amostras em relação à acidez, níveis de elementos químicos presentes, e esse trabalho foi feito em parceria com alunos da UFS. É um projeto interdisciplinar, que envolve química, física e geografia”, resaltou a professora.
 
Segundo ela, o projeto também introduz os alunos na iniciação científica, ensinando-os a fazer projeto. “Serviu também para incentivar os alunos a não usar agrotóxicos, trocar adubos químicos por orgânicos”, explicou.
 
Prêmio Gestão
 
A entrega do Prêmio Gestão foi realizada na última segunda-feira, 12, no auditório professora Maria Hermínia Caldas, no anexo III do Complexo Administrativo da Secretaria de Estado da Educação (Seed).
 
A diretora da unidade de ensino, Maria Lenice de Lima Barreto, atribui a vitória à integração e ao compromisso que toda a comunidade escolar adquiriu. “Quando a gente pensa no planejamento pedagógico, todos os projetos que a escola desenvolve já estão inseridos, sempre focando na interdisciplinaridade”, explicou.
 
A diretora da DRE 3, Soraya Tavares Góis Fonseca, mostrou-se encantada com os resultados alcançados pelo colégio. “Uma escola da DRE 3 ter ganhado o Prêmio Gestão é uma conquista de todo o trabalho que vem sendo realizado há algum tempo. Quando cheguei ao Djenal, era como se estivéssemos em outro mundo. Realmente me apaixonei e me emociono quando falo dessa escola porque aqui nós sentimos como se a escola se desnudasse para você”, disse.

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