Projetos educativos e pontos turísticos de Aracaju serão exibidos no Brasil e na Europa
Durante três dias, o produtor e repórter André Luiz Pereira, conhecido como “André Xingu”, e o repórter cinematográfico João Silva, acompanharam de perto os trabalhos realizados pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Educação. Além de registrar imagens de pontos turísticos da capital sergipana.
“Nosso objetivo é mostrar que por meio dos projetos sociais que estão sendo desenvolvidos, as pessoas mudarão a sua realidade. Infelizmente, hoje nós temos uma situação ruim, na qual as crianças vivem sem várias formas de infra-estrutura”, explicou André Xingu.
O programa será exibido na TV Câmara e na TV Nacional de Brasília, e, provavelmente, o trabalho terá sua exibição na TV Educativa no Rio de Janeiro. Certo também é que o documentário será mostrado na Europa por meio de ONG´s, e traduzido para três idiomas: italiano, alemão e inglês.
O primeiro projeto acompanhado pela equipe foi o “Tênis: A Sacada Cidadã”, uma parceria da Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Educação, com o Banco do Brasil, ONG Missão Criança, Sociedade Semear e Federação Sergipana de Tênis. O projeto atende 240 alunos de escolas municipais localizadas no bairro Santa Maria, e oportuniza aulas de tênis, aulas temáticas de educação complementar sobre sexualidade, meio-ambiente, auto-conhecimento, integração grupal e outros.
As gravações percorreram ainda a escola municipal Oscar Nascimento onde conheceram o coral “Mãos falantes”, formado por crianças que possuem deficiência auditiva ou convivem com elas. Na mesma escola, a equipe do programa registrou a eficiência da escola de informática. A equipe seguiu para a escola de educação infantil Maria Clara Machado, no bairro Santos Dumont, e viu de perto as diversas atividades desenvolvidas na instituição.
No mesmo dia à noite, eles participaram da reunião do projeto Planejamento Estratégico e Participativo da Educação (Pepe), na escola Sérgio Francisco, no Lamarão. O projeto foi desenvolvido em todas as escolas de Ensino Fundamental e Infantil da rede municipal e contou com a participação de professores, coordenadores, pais e alunos representantes do Conselho Escolar. O objetivo é aprofundar a prática democrática na elaboração do orçamento do Plano de Ação para o ano de 2004.
O projeto Recriando Caminhos, idealizado pela Prefeitura de Aracaju, em parceria com o Unicef e ONG Missão Criança, que atende 185 crianças das Escolas de Ensino Fundamental Laonte Gama da Silva e Profº Diomedes Santos Silva, ambas no bairro Santa Maria, foi outro visitado pela reportagem. Eles puderam acompanhar as atividades desenvolvidas pelo projeto, como: oficinas de capoeira, futebol, percussão, coral, dança popular e reforço escolar.
O sucesso do Projeto “Ginástica: Escola Aberta Semed”, implantado há cinco anos na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Rita de Cássia, também será exibido no programa Conhecendo o Brasil. O projeto oferece ginástica rítmica, geral e artística para cerca de 120 alunos no auditório da escola.
Segundo André Xingu, a intenção do programa é demonstrar que as crianças aracajuanas com a importante participação da Prefeitura de Aracaju estão se sobressaindo na vida. “Nesses três dias que estivemos em Aracaju, vimos o empenho de profissionais, e o engajamento da prefeitura. Levo daqui coisas muito positivas”. Xingu disse que ficou surpreso com a limpeza da cidade, e a considerou bem estruturada e planejada.
O secretário de Comunicação Milton Alves explicou que a produção deste vídeo irá transformar-se numa forma de exibir ao mundo que Aracaju possui coisas belas a apresentar na área social. “É a demonstração do retrato da seriedade de um governo”, afirmou.
Participação popular
O prefeito Marcelo Déda também participou das gravações do programa. No alto do Mirante da 13 de Julho ele fez um relato de sua administração definida por três pontos: ética, participação popular e competência.
Déda aproveitou a oportunidade para apresentar Aracaju como uma cidade pronta para receber os turistas. “Quem vier para aqui não se arrependerá. É uma cidade com exuberância tropical e ótima qualidade de vida”, garantiu o prefeito.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]