[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Ritmo, brilho, alegria e tradição vêm marcando as tardes de Aracaju com apresentações de grupos folclóricos em alguns pontos do centro comercial. Ontem, dia 26, o Reisado do Balde, de Laranjeiras, realizou seu cortejo percorrendo todo o centro da cidade em direção à praça General Valadão, onde os artistas puderam dar continuidade a apresentação. “Para nós, dançar é mais que um divertimento, é uma tradição que vem se arrastando por muito tempo, de pai para filho e que nós tentamos preservar”, comenta Marilene Pinto, artista conhecida como Dona Deusa, a dona da festa, personagem principal nesta dança que comemora o nascimento de Cristo.

O evento, que ontem contou com a participação de 18 integrantes, foi mais uma atração do Projeto Verão 2004, realizado pela Prefeitura de Aracaju por meio da Fundação Municipal da Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju). O objetivo dessa etapa do projeto é levar aos turistas e à população aracajuana um pouco da cultura popular local.

Encantados com o colorido das roupas, musicalidade e animação, turistas e curiosos, de forma bem descontraída, entraram na folia. “Cheguei há poucos dias e ainda estou conhecendo a cidade. Achei muito bonito, nunca tinha visto um evento como esse, é bem interessante”, afirma Janaína Rosqueto, de São Paulo.

De acordo com Marilene Pinto, é gratificante mostrar o seu trabalho e interagir com o público. “Os turistas vêem a gente com bons olhos. Acham bonita nossa apresentação. É algo que eles não estão acostumados a ver, ficam curiosos e por isso somos bem recebidos aonde chegamos”.

Reconhecimento

O Projeto Verão, em sua terceira edição, já é considerado um sucesso. A diversidade de atrações e uma excelente infra-estrutura, tanto na praia de Atalaia quanto no centro histórico, trouxeram reconhecimento e grande aceitação do público. Nesse ano, as atividades acontecem até o próximo dia 31 de janeiro.

“Hoje o que a Prefeitura de Aracaju está fazendo é uma beleza. É por aí o caminho, deve existir muito mais incentivo, pois é muito importante para divulgar a cultura local”, afirma a professora Telma de Almeida Gomes.

Segundo Patrícia Melo, integrante da Cia de Arte Mafuá, é muito importante esse tipo de incentivo que a prefeitura vem dando às manifestações folclóricas, tentando resgatar uma tradição histórica. “É maravilhoso ver uma apresentação desse tipo. As pessoas se identificando com sua raiz. Isso deveria acontecer desde cedo nas escolas, para aprenderem a valorizar o que é nosso. Mas já que isso ainda não ocorre, é importante que se faça uma divulgação massificada e o Projeto Verão vem fazendo isso muito bem”.

Hoje, dia 27, o público do centro comercial presenciará o trabalho do grupo folclórico Parafuso, da cidade de Lagarto. Ainda no fim da tarde de hoje o grupo Cia de Artes Mafuá, de Aracaju, fará apresentação na praça General Valadão. O espetáculo é intitulado “Rezeiros”.

Amanhã, dia 28, o Projeto Verão apresenta no centro da cidade o grupo folclórico Maracatu, de Japaratuba, e o grupo teatral Caixa Cênica, de Aracaju, com o espetáculo “Navio Negreiro”. As apresentações têm início a partir das 17 horas, saindo em cortejo pelo calçadão da rua João Pessoa até a praça General Valadão.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.