[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Com o objetivo de resgatar a cidadania, qualificar o profissional para o mercado de trabalho, além de desenvolver atividades de lazer e cultura para a comunidade do bairro Santa Maria. A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), através da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), realizou na tarde dessa quinta-feira, dia 13, uma reunião de mobilização social no Centro de Referência de Assistência Social do bairro Santa Maria.

A reunião foi direcionada as pessoas do Projeto Santa Maria Protege, contando ainda com a presença de moradores da comunidade em geral. Entretanto, o Projeto Técnico Social não é realizado somente no bairro, mas em diferentes bairros da capital.

Dentre outras atividades, são desenvolvidos cursos para a capacitação inclusive para os futuros moradores. Para tanto, segundo informações da coordenadora do Projeto, Diana Virgínia Melo de Freitas, são realizadas visitas domiciliares, nas quais são feitos cadastros, analisando quem vai receber treinamento, através de avaliações psicológicas em que são observados os cursos e atividades que mais tem ligação com estes.

Durante o evento, participantes do Projeto de Trabalho Técnico Social, uma parceria da Fundação Municipal do Trabalho (Fundat), Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), Petrobras e Caixa Econômica Federal, mostraram o que aprenderam e estão aprendendo nas diversas atividades oferecidas pela Fundat.

Na ocasião foi realizada uma apresentação teatral, desenvolvida por crianças e adolescentes do bairro. Houve também apresentação da Oficina de Artes, com apresentação musical e ainda exposições de painéis, mosatrando o trabalho que já foi desenvolvido na comunidade. O evento trouxe também uma exposição de pintura em telas, que é feito pelos idosos do bairro, através de aulas ministradas pelo artista plástico Elias Santos.

Dentre os cursos oferecidos estão o de pintura em tela, bijuteria, carpinteiro, pedreiro, cabeleireiro, dentre outros. De acordo com a coordenadora de qualificação profissional da Fundat, Marta Rocha, o trabalho da PMA não é apenas entregar a casa para estas pessoas, mas também capacitá-las ao mercado de trabalho.

Segundo a professora de teatro Stefany Teles, a importância deste trabalho é total. “Os jovens aqui aprendem não apenas técnicas de oficina de teatro, aprendem também a criar textos, elaboração do figurino. E o mais importante: aprendem a ver o mundo através de uma linguagem criativa e educativa, abordando temas como violência, drogas, cidadania, dentre outros”, explica a professora.

“Além da capacitação, são realizadas palestras e cursos, o que possibilita a inserção no mercado de trabalho. E se tem algo que ninguém pode nos tirar é o conhecimento. É por isso que a Fundat oferece esta oportunidade à comunidade aracajuana”, comenta Marta.

Para a instrutora Marleide Francisca da Silva, 32, esse projeto mudou sua vida e de sua família. “Antes eu era apenas dona de casa, mas a partir do momento que participei do Curso de Artesanato da Fundat, minha vida mudou. Agora sou instrutora do Curso e já fui convidada para ministrar mais cursos”, declara entusiasmada com o novo emprego.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.