Projeto social apoiado pelo Governo comemora mais um Dia das Crianças
Pouco antes do horário marcado para o inicio da programação, às nove horas, o sorridente Felipe Gomes, 11 anos, já segurava em uma das mãos um saco de pipoca e na outra um carro de plástico que acabara de ganhar. Assim como ele, mais de duzentas crianças e adolescentes participaram no último sábado, 10, das atividades comemorativas ao Dia das Crianças do Projeto Social Pouso Seguro da Criança, uma parceria do Governo do Estado, por meio da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur) e da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Turismo (Sedetec), Infraero e Prefeitura de Aracaju. “Vou brincar muito e espero que os outros também queiram”, confessou Felipe com entusiasmo.
Realizada em plena manhã de sol no campo de futebol do Aeroporto Santa Maria, em Aracaju, as atividades lúdicas e recreativas promovidas pela coordenação do Projeto foram prestigiadas também por mães e pais de algumas das crianças e adolescentes atendidos. Esse é o nono ano que o projeto dedica um dia inteiro de programação para comemorar o Dia das Crianças. O resultado não poderia ser diferente: alegria e sorriso por todos os lados.
Foi assim que teve inicio a solenidade de abertura. Um bom dia foi declamado por todos os presentes e logo após apresentar os responsáveis pelo projeto, a coordenação homenageou com medalhas os voluntários que durante o dia-a-dia ajudam no atendimento às crianças e aos adolescentes, ministrando aulas de informática básica, reforço escolar, cidadania, noções de preservação do meio ambiente e atividades esportivas. A solenidade contou com a presença do superintendente da Infraero, Luiz Bittencourt.
“Ao observar a triste situação de pessoas de baixa renda que pediam esmolas no Aeroporto, sentimos a necessidade de desenvolver uma ação que pudesse contemplá-las e dar um mínimo de dignidade e cidadania como forma de inclusão social”, afirma a funcionária da Emsetur, Adriane Souza, idealizadora e coordenadora do Projeto. Segundo ela, crianças e adolescentes entre sete e 18 anos são atendidas diariamente pelo Pouso Seguro.
Programação
Como nas edições anteriores, foram realizados um desfile e a escolha do garoto e garota Pouso Seguro da Criança, com premiações para os três primeiros colocados em cada categoria. Ao mesmo tempo, jovens disputavam campeonatos futebol e vôlei, outros brincavam de cabo de guerra, garotas rodavam na cintura bambolês, pequenos garotos empurravam seus carrinhos e outros ainda aproveitavam para comer.
Apresentaram-se também dois corais formados por alunas das aulas de reforço escolar e informática básica. E não parou por aí. Houve ainda a apresentação de dança de rua, corrida da maçã, estoura bexiga, passa a bola e diversas outras brincadeiras. “É sempre muito alegre esse dia. Se dependesse de mim ficaria aqui brincando com minhas amigas”, disse, esbanjando sorriso, Natalia dos Santos, moradora do bairro Santa Maria e aluna de informática, atendida pelo projeto há mais de um ano.
Resultados
Um dos pontos mais emocionantes do dia foi a declaração dos Direitos da Criança e do Adolescente feita por duas crianças. Após lerem o texto, elas cantaram uma canção que tratava justamente desse tema. “É uma ideia simples, mas que tem um resultado muito gratificante não só pra nós, que somos coordenadores, mas principalmente para as pessoas que são atendidas”, ressaltou o assessor da Infraero para o Projeto, Mauricio Siqueira, ao falar da implantação do Pouso Seguro da Criança.
Acompanhando o Projeto na coordenação desde 2004, ele afirmou ter tido muitos momentos de satisfação por fazer parte dessa ação. “Atendemos principalmente crianças de baixa renda, que às vezes procuram fazer parte das ações pelo fato de saber que terão uma refeição, quando em suas casas muitas vezes não têm. Procuramos auxiliá-las em suas dificuldades e capacitá-las para o mercado de trabalho, o que acontece com vários dos nossos alunos”, disse Mauricio, referindo-se à algumas pessoas que foram atendidos pelo Projeto e que hoje trabalham em empresas prestadoras de serviço à Infraero, além de outras que atuam no mercado aeroportuário sergipano.
Adriane Souza, responsável por elaborar este projeto, agradeceu o apoio dos colaboradores e voluntários. “É fundamental a colaboração do Governo de Sergipe, por meio de vários órgãos como a Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social, que nos forneceu para este dia o lanche e brinquedos para as crianças; a Prefeitura de Aracaju, que nos cedeu uma estagiaria de Educação Física para nos ajudar nas atividades esportivas; a Infraero, como não poderia deixar de ser, que abriga em seu auditório as aulas do Projeto e os demais amigos e incentivadores dessa ideia”, finalizou, ao demonstrar felicidade em ser parte ativa dessa ação que gera resultados.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]