[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O projeto ‘Cultura em Foco’, concebido e coordenado pelo Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI), no município de Santa Luzia de Itanhy, foi destaque nesse mês de abril, na coluna Circuito, da revista Casa Cláudia Luxo, uma edição especial do periódico que é publicada bimestralmente. Desenvolvido desde 2009 pela instituição que é parceira do Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, o projeto reúne um grupo de 18 artesãos em torno da produção de peças artesanais que exploram a riqueza do local: as fibras vegetais.

Intitulado “Presente da Terra Sergipana”, o artigo ressalta o trabalho do grupo que já comercializa as persianas, luminárias, mantas e revestimentos confeccionados em dendê, jaraguá, junco e palha de ouricuri em uma loja especializada em design de móveis, em São Paulo. “Convidamos o designer Kellen Brian White a fim de formar artesãos capazes de transformar o material em produtos de design contemporâneo para o mercado de luxo e assim nasceu a Fellicia”, destacou a arquiteta Renata Piazzalunga, coordenadora do projeto.

Para Saulo Barretto, a publicação do artigo em uma revista de circulação nacional é mais uma conquista deste projeto bem sucedido de design contemporâneo e técnicas artesanais, coordenado pelo IPTI. “O projeto inclui um modelo de negócios e de governança para o artesanato bastante inovador. A Fellicia é o primeiro spin-off do IPTI em Sergipe, nos moldes de um social business, uma direção na qual apostamos muito como forma de competitividade e de sustentabilidade para organizações que atuam em tecnologias sociais”, disse Barretto, que é responsável pelo relacionamento institucional e novos negócios do instituto.

Cultura em Foco

O projeto de desenvolvimento sustentável que está sendo realizado no município de Santa Luzia do Itanhy promove a inclusão sócio-econômica de população de baixa renda por meio de um modelo inovador, diferenciado e replicável, baseado no princípio de Economia Criativa adaptado a pequenos empreendimentos.

Apoiado pelo BID-FUMIN, Sebrae-SE, BaneseCard e Prefeitura Municipal de Santa Luzia do Itanhy, o ‘Cultura em Foco’ destaca a capacidade produtiva dos artesãos, na fabricação de produtos manuais que incluem ainda os tecidos artesanais em fuxico e a produção de jogos americanos, a partir de técnicas tradicionais de trançados manuais de fibras de palmeiras, encontradas na região.  

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.