Projeto que simplifica abertura e baixa de empresas será implantado
O secretário de Estado da Fazenda, Nilson Lima, se reuniu com representantes da Delegacia da Receita Federal, da Junta Comercial de Sergipe e Secretaria de Finanças de Aracaju para discutir a forma de viabilizar o ‘Cadastro Sincronizado’ em Sergipe. O objetivo é simplificar os procedimentos de abertura, alteração e baixa de empresas e desburocratizar o processo de quem deseja encerrar as atividades empresariais.
A implantação do Cadastro Sincronizado passou a ser uma das preocupações da administração estadual. Segundo Nilson Lima, é preciso conjugar esforços, entre as três esferas de governo, na tentativa de agilizar o funcionamento do projeto. A primeira providência a ser adotada pela Secretaria da Fazenda de Sergipe é adequar a legislação estadual do Cadastro, de forma compatível com a legislação aplicada pela Receita Federal.
Além do Cadastro Sincronizado, foi discutida ainda a implantação da Nota Fiscal eletrônica e da Rede SIM. Uma segunda reunião vai avaliar as primeiras medidas atribuídas para o funcionamento desses projetos.
Participaram da reunião a delegada da Receita Federal, Lúcia Rosa Santos, o secretário de Finanças de Aracaju, Jeferson Passos, o presidente da Jucese, José Marcos de Andrade, e o secretário-geral Ildácio Guimarães. Representando a Sefaz, além de Nilson Lima, estiveram presentes a superintendente de gestão tributária, Eliana Brasil, o diretor de Tecnologia da Informação (Gertec), Almerindo Rehem, e a auditora Maria Lucia Almeida.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Projeto que simplifica abertura e baixa de empresas será implantado – Foto: Silvio Araujo/Sefaz