Projeto Mamãe Coruja comemora um ano de atuação
O projeto reflete um passo significativo no acompanhamento da gestante aracajuana mediante uma oferta centralizada dos exames de patologia clínica padronizados para o pré-natal, propondo mais segurança, humanização e tranqüilidade no atendimento a mães e bebês.
A proposta da Saúde Municipal foi acabar com aquela peregrinação que obrigava as gestantes a se deslocarem por diversas clínicas para concluir os exames necessários para segurança da mãe e do bebê. Apesar do município não apresentar uma dimensão territorial extensa e possuir sistema de transporte integrado, o que facilita o deslocamento dos usuários aos serviços de saúde, a gestante aracajuana ainda enfrentava dificuldades para acessar os recursos diagnósticos necessários ao acompanhamento de sua gestação, particularmente aos exames de patologia clínica. Neste caso ela era constrangida a peregrinar em busca do laboratório que tivesse condições de realizar cada um de seus exames.
Com a implantação do projeto Mamãe Coruja, a Saúde Municipal registrou um aumento de 87,4% das consultas de pré-natal realizadas em Aracaju pelas equipes do PSF entre o ano de 2004 e 2005. A implantação do programa tem permitido a cobertura de 70% das gestantes do Sistema Único de Saúde (SUS) em Aracaju, o que tem proporcionado à Saúde Municipal combater de forma eficaz a mortalidade infantil no município, reduzindo a taxa em 30% nesses últimos cinco anos.
Atuação
A meta do projeto é atender em média 800 gestantes novas a cada mês, que estejam iniciando o acompanhamento (1° trimestre), e mais 800 que estejam em fase de conclusão (3° trimestre). Desde a sua implantação, há um ano, o programa já assistiu quase 6.300 mil gestantes. Além das ofertas de exames laboratoriais, o projeto também oferece à gestante a oportunidade de realizar uma visita à maternidade Dr Carlos Firpo (Hospital Santa Isabel) no período de conclusão do acompanhamento, possibilitando que se sinta mais segura em relação ao momento do nascimento do seu bebê.
No início do pré-natal são oferecidos os seguintes exames: sorologias (citomegalovirus, rubéola, toxoplasmose, sífilis e HIV), hemograma completo, glicemia de jejum, tipagem sanguínea, sumário de urina e parasitológico de fezes. Na trigésima semana serão ofertados os VDRL, HIV e sumário de urina.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Projeto Mamãe Coruja comemora um ano de atuação – Fotos: Ascom/SMS