Projeto leva qualidade de vida aos trabalhadores do Governo
Como trabalhar melhor? Com saúde e reconhecimento. E é justamente com o objetivo de promover essas premissas que o a Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), por meio da Superintendência de Modernização da Gestão e do Atendimento ao Cidadão, iniciou o Projeto Gestão da Qualidade de Vida, na manhã desta quarta-feira, 14.
Iniciado nos Centros de Atendimento ao Cidadão (Ceac’s), o programa começa com um primeiro contato com servidores públicos, terceirizados e cargos em comissão. De início, a comissão formada por membros da Superintendência de Modernização e um educador físico do Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde), Sérgio Dórea, visitaram o Ceac do Shopping Riomar e traçaram o perfil dos servidores.
“Este contato inicial serve para apresentarmos o projeto a público alvo. Ao mesmo tempo, estamos aplicando um questionário para conhecê-los através de seus dados pessoais, seu dia-a-dia, suas necessidades físicas e a antropometria, medindo partes do corpo”, explicou Sérgio Dórea.
Ação
Depois da fase de recolhimento de dados, a comissão da Gestão da Qualidade de Vida irá traçar as estratégias para execução, com base no que já está sendo exposto pelos servidores. No estágio de ação, o projeto vai aproveitar o horário do lanche para executar a parte prática, que será dividida em três categorias.
A primeira é a da atividade física, com ginástica laboral. Também há a ação de ergonometria, que envolverá visitas da comissão para detectar problemas de ajuste de equipamentos e móveis de trabalho às necessidades dos servidores. O projeto envolve ainda a ação de alimentação saudável, com café da manhã uma vez por semana e palestra de nutricionistas.
“Diante do que propomos, os servidores estão recebendo muito bem o projeto. E é importante que eles saibam que não são obrigados a participar, mas, sim, convidados a estarem em um projeto que visa a melhoria de sua saúde e a qualidade de vida em todos os sentidos”, apontou Sérgio Dórea.
Participação
O diretor Geraldo Ceac do Riomar, Luiz Carvalho Santana, aponta que o projeto é um grande incentivo aos servidores, por mostrar que o Governo do Estado está interessado em promover qualidade de vida entre seus servidores.
“É um ganho para todos nós, pois muitos trabalhadores até querem fazer uma atividade física, mas acabam não conseguindo por falta de tempo ou por não poder pagar por uma academia. Aqui, elas vão juntar o útil ao agradável: vão poder melhorar a saúde, o físico e a qualidade de seu dia a dia”, disse.
Para a servidora pública Ana Cristina Pereira Matos, o projeto gera grandes expectativas. “Esta iniciativa é muito bem vinda, pois com certeza vai acabar melhorando o nosso desempenho, desestressando e teremos a oportunidade de fazer avaliações e receber orientações para a melhoria da saúde”, aponta Ana Cristina.
Já adepto da vida saudável, o servidor público Matheus Paixão sabe muito bem da importância de praticar atividade física. “Faço esportes desde criança e, quando paro, percebo a diferença que fazem. Ao se exercitar, tudo melhora, inclusive no ambiente de trabalho. É por isso que recomendo a participação no projeto”, diz Matheus Paixão.
Nos próximos dias, a comissão chegará no Ceac da Rodoviária Nova e a intenção é que, depois de iniciado nestes centros, ele chegue a outros órgãos, empresas públicas e secretarias.
- Projeto leva qualidade de vida aos trabalhadores do Governo –