[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Destinado a tratar da saúde e da qualidade de vida do servidor a Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), por meio da Superintendência de Modernização da Gestão e do Atendimento ao Cidadão, iniciou na manhã desta quarta-feira, 23, ações de saúde preventiva, no Centro de Atendimento ao Cidadão (Ceac) localizado no Shopping Riomar. Esta ação é uma parceria com o Ipes Saúde e está inserida dentro do Projeto Gestão da Qualidade de Vida destinado a todos os que trabalham no Governo do Estado.
 
Os serviços de saúde preventiva foram iniciados no Ceac Riomar com o exame de glicemia e aferição da pressão arterial para todos servidores. “Prevenir sempre será a melhor ação que o Estado fará pelo servidor. Com esse apoio o servidor se sente mais seguro e satisfeito em seu ambiente e isso reflete em qualidade no atendimento”, disse Walter Pereira, subsecretario de Estado de Administração e Logística da Seplag.
 
Outra ação desenvolvida também no Ceac Riomar foi a visita da médica de trabalho e sanitarista, Nadja Pereira, presidente da Comissão Especial de Salubridade e Periculosidade (CEIP) da Seplag que visitou todas as salas a fim de passar orientações sobre ergonomia no ambiente de trabalho. “Com esse trabalho observamos a postura na cadeira do servidor, posição das mãos e braços sobre os teclados do computador, como também luminosidade da tela entre outros. Todos esses cuidados evitam as doenças do músculo esquelético que provocam as lesões por esforços repetitivos (LER/DORT)”, explica Nadja.
 
A servidora Carla Sabrine acredita que essa iniciativa é muito importante porque serve de alerta para os servidores. “Muitas vezes não temos tempo pra realizar exames simples como esse e com essa oportunidade podemos constatar como está nossa saúde”, aponta a servidora.
 
Para o diretor geral do Ceac Riomar, Luiz Santana, essa ação busca cuidar da saúde com a preocupação de cuidar do maior patrimônio do Estado que é o servidor. “Sabemos que o trabalho de atendimento ao publico também é desgastante. Preocupamo-nos em fazer o melhor para a saúde física e emocional dos nossos servidores”, ressalta Luiz.
 
“Achei boa a ação, porque mostra o cuidado com o servidor que muitas vezes, pela correria, não se preocupa com sua saúde e essa ação serve também de alerta e prevenção para problemas futuros”, acredita Flaviane Farias Gomes, servidora do Ceac Riomar.
 
A superintendente de Modernização da Gestão e do Atendimento ao Cidadão, Deborah Arôxa, acrescenta que essa atividade será realizada em todos os Ceac’s e na Seplag. “Serão ações continuas, com o acompanhamento sistemático da condição dos servidores para prevenção e cuidados com a saúde”, completa Deborah. 
 
Projeto Gestão da Qualidade de Vida

O projeto Gestão da Qualidade de Vida tem como objetivo o reconhecimento e a promoção de saúde para todos os que fazem o serviço público de Sergipe. Elaborado pela Superintendência de Modernização da Gestão, ele visa implementar um estilo de vida mais saudável, sustentável e solidário.

Entre as vertentes desta proposta, já está sendo desenvolvida a da prática de atividade física como a ginástica laboral para os servidores, começando pelos Centros de Atendimento ao Cidadão – Ceac’s.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.