[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O reconhecimento da voz humana por uma máquina robótica não está mais apenas nos filmes científicos e nem tão distante de estar presente na nossa vida. Existem estudos científicos para essa finalidade, tal como o projeto ‘Sistema de Reconhecimento de Timbre de Voz’, para a identificação de usuários de callcenter, orientada pelo professor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Levi Pedro. O projeto é um dos 11 financiados pela Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE), através do Programa de Apoio à Inovação nas Empresas Sergipanas (INOVA-SE).

"A participação da Fapitecé fundamental, pois o projeto demanda recursos financeiros, que vêm sendo cumpridos com o apoio da instituição", enfatiza Levi Pedro. Ele explica que essa pesquisa é de grande importância para os operadores de callcenter, que utilizam apenas os dados fornecidos pelo reclamante da identidade, os quais podem ser adquiridos ilegalmente.

"Os sistemas biométricos verificam a identidade pelo que você é, feição, impressão digital e íris e outros, e não pelo que você tem, como cartões, senhas e outros documentos. Essa técnica visa uma projeção nacional do Estado de Sergipe e encontra-se no estágio de desenvolvimento da interface final do software, ou seja, a integração de todas as partes em uma interface amigável com os recursos de um software comercial", explica o pesquisador.

Levi conta que a precisão conseguida neste projeto, em ambientes controlados, foi acima de 99%, fazendo com ele possa ser utilizado como coadjuvante em sistemas de segurança. "Assim, podemos destacar como principais benefícios a redução do tempo de atendimento aos usuários de sistemas de callcenter, o auxílio na identificação do cliente e o aumento da segurança nas transações comerciais online", diz.

Como funciona o sistema

A captura é feita por meio de um telefone adaptado, para gravação da voz por quatro segundos em um computador, e de um software correspondente para gravação, leitura e verificação da integridade da amostra. Em seguida, é definido um limiar de aceitação, e a voz do usuário reclamante de uma identidade é comparada com as amostras previamente gravadas em um banco de dados.

Um semáforo gráfico dá a indicação para o operador de qual é a melhor decisão: aceitar como usuário verdadeiro ou solicitar que ele repita algum dado solicitado, e então uma nova análise é efetuada. O software deverá ser disponibilizado com uma interface comercial, contendo instalador, arquivos de auxílio, manual de uso, entre outros materiais.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.