[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O secretário de Estado da Educação, professor José Fernandes de Lima, conheceu nesta quinta-feira, 8, como vai ser implementado o Projeto Escola Conectada em Sergipe. A apresentação foi feita pelos gerentes da Oi no Estado, Cláudio Tourinho e Miriam Nunes. O projeto prevê a instalação de acesso à internet por banda larga em 56 mil escolas públicas urbanas de ensino fundamental e médio em todo o país. Em Sergipe, serão beneficiadas 508 escolas das redes estadual, municipal e federal. O Escola Conectada é uma parceria do Governo Federal com as operadoras do Serviço Telefônico Fixo Comutado.

A gerente de Relações Institucionais da Oi em Sergipe, Mirian Nunes, disse que a maior ampliação da cobertura da banda larga terá que ser feita pela Oi. Segundo ela, do total de municípios do país, 2.730 estão na região atendida pela concessionária, que compreende 16 estados.

O acesso à internet por banda larga nas escolas será instalado até 2010 e ficará sem custos para os governos até 2025. As 56 mil escolas públicas receberão a instalação de conexão de 1 Mbps. 40% das instalações ocorrerão em 2008, mais 40% em 2009 e 20% em 2010. A conexão em cada escola deve ser bidirecional, possuindo velocidade igual ou superior a 1 megabit efetivo por segundo no sentido Oi-Escola e pelo menos um quarto dessa velocidade no sentido Escola-Oi.

A partir de 31 de dezembro de 2010, a conexão em cada escola deve ser bidirecional, possuindo velocidade igual ou superior a 2 megabits efetivos por segundo no sentido Oi-Escola e pelo menos um quarto dessa velocidade no sentido Escola-Oi. A conexão deverá ser disponibilizada na sala em que estiver instalado o laboratório de informática da escola, devendo a unidade escolar providenciar as adequações civis e elétricas necessárias para viabilizar a interligação entre o ponto de terminação de rede e a referida sala.

Prioridades

O Governo deu prioridade a Escola de Formação de Professores (Universidade Aberta do Brasil) e a unidades de ensino do Projeto um Computador por Aluno (UCA), de escolas de nível médio com laboratório de informática instalado e não conectadas à internet, de escolas de nível médio com laboratórios de informática instalados e conectados à internet, de escolas de nível fundamental com laboratório de informática já instalado e de escolas de nível médio ou fundamental sem laboratório de informática instalado.

O primeiro lote de escolas sergipanas a receberem a conexão de internet por banda larga ainda neste primeiro semestre são: Atheneu Sergipense, Castelo Branco, Colégio Estadual Presidente Costa e Silva, Governador Valadares, Francisco Rosa, Rollemberg Leite, Augusto Franco, Barão de Mauá, Dom Luciano, Leando Maciel, Emílio Garrastazu Médici, Tobias Barreto, Santos Dumont, Petrônio Portela, John Kennedy, Gumercindo Bessa e Djenal Tavares de Queiroz, em Aracaju. O Pólo da Universidade Aberta de Estância, também está na relação e os colégios Sílvio Romero e Abelardo Dantas em Lagarto.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.