[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O projeto ‘Japaratuba em Rede: Juventude, Cultura e Cadeias Produtivas’, elaborado pelo Instituto Banese, do Banco do Estado de Sergipe (Banese), com a colaboração da consultora técnica Bruna Távora, foi um dos contemplados na seleção pública do ‘Programa Integração Petrobras Comunidades Nordeste’, lançada em agosto de 2013, e cujos resultados estão sendo divulgados agora em novembro. Dos 369 projetos inscritos na seleção 75 foram aprovados, 14 deles de Sergipe, que obteve um resultado expressivo, abaixo apenas dos Estados da Bahia e do Ceará. Cada projeto receberá até R$ 300 mil para o desenvolvimento de atividades por 24 meses.

As ações do projeto elaborado pelo Instituto Banese terão foco na integração de jovens de comunidades da cidade de Japaratuba, enfatizando as potencialidades, as vitalidades culturais e a educação profissional de agentes do município que atuam na cadeia produtiva da cultura. Serão formados como educadores no campo cultural 50 jovens, moradores da sede do município e dos povoados, com foco naqueles atuantes de movimentos culturais e que estejam em situação de vulnerabilidade social, na perspectiva da geração de oportunidades de trabalho.

Segundo o diretor de Programas e Projetos do Instituto Banese, Marcelo Rangel, a ação busca contribuir para o fortalecimento e a sustentabilidade da produção cultural dos jovens do município por meio de metodologias participativas de produção cultural e de auto-organização dos grupos culturais da cidade, com base na cooperação, responsabilidade e respeito ao patrimônio cultural. “Observamos uma efervescência artístico-cultural na cidade e vamos desenvolver um trabalho para ampliar as capacidades criativas dos participantes, e que possa contribuir inclusive para a visibilidade turística do município”, acrescentou.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.