[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A equipe do Projeto Educar para o Futuro, do Detran, já visitou 19 municípios do interior neste ano para acompanhar a evolução do programa. Criado em 1999 com o nome de ‘Detran nas Escolas’, o projeto foi reformulado e tem o propósito de oferecer aos alunos do Ensino Fundamental a formação e a conscientização sobre as regras de trânsito. Nesta gestão, a reestruturação fez com que o Educar para o Futuro ficasse mais presente nas escolas municipais, estaduais e privadas.
 
Os municípios visitados são Estância, Propriá, Itabaiana, Siriri, Nossa Senhora da Glória, Muribeca, Laranjeiras, Japaratuba, Pinhão, Carmópolis, São Cristóvão, Cedro de São João, Ribeirópolis, Nossa Senhora das Dores, Pirambu, Tobias Barreto, Lagarto, Feira Nova e Itaporanga D’Ajuda. Além disso, a equipe do Educar para o Futuro visita as escolas de Aracaju.

O projeto começa quando a equipe de educadores do Detran visita as cidades e fornece às Diretorias Regionais de Educação (DREs) e às prefeituras o material pedagógico, o planejamento de ações, as atividades relacionadas ao trânsito e os materiais educativos, que são repassados às professoras, coordenadoras e diretoras das unidades de ensino. O objetivo é transmitir as noções de direção defensiva, primeiros socorros e meio ambiente, entre outros temas, aos alunos da 1ª a 8ª série.
 
O material educativo é formado por kits sobre o trânsito, com apostilas e sugestões de atividades, CD’s com músicas, cartazes com sinalizações, panfletos sobre ciclistas, crianças no trânsito, pedestres, motociclistas, uso do capacete, cinto de segurança e extintor de incêndio. A idéia é que crianças e adolescentes tenham acesso às informações e possam divulgar para os irmãos, amigos e até mesmo para os pais.
 
"O Projeto Educar para o Futuro serve para fundamentar conceitos básicos relativos à educação para o trânsito, levando os estudantes do ensino fundamental a uma reflexão sobre a participação dele neste contexto como cidadão", disse Maria Aliomar Sales de Campos, coordenadora do Departamento de Educação para o Trânsito do Detran.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.