[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]A SMS – Secretaria Municipal de Saúde-, através da Coordenação da Vigilância Sanitária, está realizando um projeto que visa a revitalização do Rio do Sal. Para iniciar o projeto piloto, foi escolhido o bairro Lamarão, uma das comunidades que ficam à margem do rio. Além disso, trata-se de uma localidade em crescente expansão demográfica, causando sérios problemas ambientais.
Dentre esses problemas, pode-se destacar a utilização dos recursos naturais indiscriminadamente, a falta de saneamento básico, etc. Antes da I Oficina de Meio Ambiente, que aconteceu no dia 6 de abril, com todos os professores da rede pública e privada de ensino do Lamarão, foram realizadas duas reuniões com a participação de todos os setores da sociedade como igrejas e Ong´s. O objetivo foi discutir a forma de trabalhar e elaborar o projeto.
Segundo Lígia Maria Vieira, assessora de informação, educação e comunicação da Vigilância Sanitária, o trabalho tem que ser feito com toda a colaboração da população. “Estamos trabalhando de forma democrática, com a participação popular”, afirmou.
Vários são os objetivos da revitalização, entre eles destacam-se: estimular e fortalecer uma consciência crítica sobre a problemática ambiental e social; incentivar a participação individual e coletiva permanente e responsável na preservação do equilíbrio do meio ambiente; conscientizar os alunos quanto à importância da limpeza e a organização do ambiente escolar, etc.

Projeto piloto
Foi realizada também uma palestra no Salão Paroquial da Igreja Católica do bairro Lamarão com toda a população para discutirem também sobre o projeto piloto. Os agentes de saúde, da dengue e os fiscais do meio ambiente da SMS, participaram de um treinamento com o objetivo de fazer um levantamento das áreas de riscos do bairro.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.