Projeto de estudantes da UFS tem continuidade no Centro de Referência Carlos Fernandes de Melo
A pesquisa, que foi realizada em duas etapas – durante três meses no Centro de Referência Professor Gonçalo Rollemberg Leite e nos CRA’s do Lamarão -, contou com a participação de 48 famílias, 24 em cada área. Na abertura do evento foram feitas apresentações do Coral “Papagaio Joaquim”, grupo formado por crianças e adolescentes atendidos pelo Peti, baseado na obra do escritor Manoel Cerqueira; e de um painel construído pelas próprias crianças demonstrando a realidade vivida por cada uma delas, com o tema “A família que tenho e a família que gostaria de ter”.
Durante a fase de implantação do projeto, foi realizada uma palestra pela assistente social Lizandra Vieira de Oliveira com o tema “Relações Familiares e Transferência de Responsabilidade”. Segundo Maria Glácia de Oliveira Sá Costa, assistente social responsável pelo CRA´s do bairro Lamarão, trabalhos como esses são essenciais para o desenvolvimento das atividades junto às famílias. “Precisamos promover uma reflexão mais profunda sobre o tema. Os pais devem entender que essa responsabilidade é deles, e não dos educadores, estagiários e demais profissionais”, comenta ela, ressaltando que às vezes a falta de esclarecimento por parte dos familiares e a mudança na própria conjuntura social contribuem para a transferência dos papéis sociais.
O projeto continua sendo executado no CRA´s do Lamarão paralelamente aos demais programas já desenvolvidos pela Semasc. De acordo com Glácia, os resultados foram percebidos a partir do segundo dia de palestra. “As famílias acompanharam e participaram das atividades com interesse e muitas delas se surpreenderam com o que viram e ouviram de seus filhos”, assegura a assistente social. Outras informações através do telefone (79) 3179-2818.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]