Projeto da Secretaria de Estado de Meio Ambiente leva crianças ao zoológico
Um dia irreverente, fora da sala de aula e longe do barulho da cidade, assim foi a manhã de hoje, 13, para dezenas de crianças especiais pertencentes ao Renovar-Apoio Pedagógico em Educação. Debaixo de um céu ensolarado, elas observaram os pássaros e animais selvagens do Zoológico em meio às folhagens da Mata Atlântica que compõem a Área de Preservação Morro do Urubu (Apa Urubu), localizada na zona norte da capital sergipana.
A iniciativa, promovida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), faz parte do “Quintas Ambientais”, que busca, de forma lúdica, sensibilizar a conscientização ambiental de jovens acerca das questões ambientais.
Segundo explica a técnica ambiental da Semarh, Talita de Oliveira, a Secretaria preparou um cronograma de atividades para todo o mês de setembro, a fim de atender às instituições interessadas em participar das ações do projeto.
“Tem sido bastante solicitado. As escolas têm nos procurado por meio de e-mail e telefone. Enviamos à Secretaria da Educação o cronograma de atividades e o objetivo tem sido alcançado. Os estudantes se envolvem com a ação e são despertados a terem maior compromisso com o Meio Ambiente”, conta a técnica.
“Eu recebi o cronograma e marquei a nossa participação junto à Semarh para hoje. Foi um dia maravilhoso para todas as crianças do Renovar. É uma ação de inclusão social. E a proposta nos inspirou a comemorar agora no dia 21 de Setembro, o Dia da Árvore na nossa instituição”, revelou a diretora do Renovar, Rosa Karla Cardoso.
Quem esteve também junto ao grupo do Renovar foram as mães dos pequenos Robert Ramos e Perla Beatriz, que têm apenas 02 e 03 anos de idade, respectivamente. Segundo elas, o brilho dos olhos, o largo sorriso e mesmo os gritos de alegria ao verem os animais e os encantos da natureza, são imagens que os seus filhos irão recordar para sempre.
“Eles conhecem pela televisão e nas imagens das revistas. E diante de tanta correria e dificuldade, a gente sequer pode sair e vir ver a natureza, os animais bem diante dos nossos olhos”, declarou a mãe de Robert, dona Erielma Ramos.
“Eu queria que tivesse sempre mais programações dessas na escola. Conheço minha filha e sei que mesmo pequena, ela teve um dia maravilhoso dentro da natureza”, contou a mãe da Perla, dona Cleide Deodato.
A superintendente de Qualidade Ambiental e Desenvolvimento Sustentável da Semarh, Fátima Maynard, acompanhou satisfeita as atividades do Projeto “Quintas Ambientais”.
Agenda
O próximo encontro no “Quintas Ambientais” será na próxima terça-feira, dia 18. Quem já marcou agenda com a Semarh para esse dia foram os alunos dos CREAS Viver Legal.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Projeto da Secretaria de Estado de Meio Ambiente leva crianças ao zoológico – Fotos: Ascom/Semarh