[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Hoje, dia 10, será iniciada mais uma etapa do Projeto de Trabalho Técnico Social. Na programação, cerca de 100 pessoas começam a adquirir novos conhecimentos nas áreas de costura industrial, cooperativismo, mecânica convencional de veículos leves e assistência técnica em micro. No total, são 55 cursos diferentes e, até dezembro deste ano, duas mil pessoas estarão qualificadas. O investimento corresponde a R$ 207 mil, conforme convênio firmado entre a Prefeitura de Aracaju/Fundat – Fundação Municipal do Trabalho/Seplan – Secretaria Municipal de Planejamento e a Caixa Econômica Federal.

A proposta do projeto está na execução de atividades de capacitação profissional, educação sanitária e ambiental e outras áreas de conhecimentos, contemplando cidadãos que residem em Aracaju. Na medida em que obras são desenvolvidas pela Prefeitura nas comunidades, paralelamente os técnicos da Fundat entram em ação. Desta vez, serão beneficiados os moradores dos bairros Coroa do Meio, Industrial e da terceira etapa da avenida São Paulo, totalizando nestas áreas, 1.360 pessoas.

Somente nos primeiros quatro meses do ano foram qualificadas aproximadamente 500 pessoas. “O projeto vem sendo aplicado em diversas comunidades. A administração do prefeito Marcelo Déda está oferecendo a qualificação profissional para preparar o cidadão e, conseqüentemente, capacitá-lo para o enfrentamento no competitivo mercado de trabalho”, afirmou o presidente da Fundat, Edson Freire Caetano.

As primeiras turmas serão treinadas nas dependências do Senai/Cataf – Dia; Senai/ Ceticc, rua Própria, Centro e na Unidade de Qualificação Profissional da Fundat, localizada na rua Sargento Braziliano, 845, Santos Dumont.

O curso de costura industrial em malha compreende a carga de 160 horas/aula. Serão 15 treinandos divididos em duas turmas, que aprenderão operações em malha e lycra, como também a sua confecção. Edson Caetano esclareceu que é preciso ter no mínimo a 5ª série do ensino fundamental.

Já o curso de mecânica serão 180 horas/aula com a participação de 14 alunos. O treinamento será realizado no Senai/Ceticc, Centro, das 7h30 às 11h30. Nesse caso, os treinandos terão a oportunidade de conhecer a parte teórica e prática para realizar diagnóstico, reparação e manutenção no sistema elétrico de automóveis, entre outros cursos. Dando continuidade ao Projeto de Trabalho Técnico Social do mês de maio, a fundação estará coordenando mais dez cursos no dia 17 e mais seis no dia 24, perfazendo um total de 55 treinamentos até dezembro de 2004.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.