Projeto da PMA foi escolhido pelo MS para ser apresentado em Congresso
Um dos objetivos principais deste trabalho é implementar ações educativas nas escolas da rede municipal de ensino através da sensibilização dos jovens sobre como usar adornos corporais com responsabilidade. “Está sendo trabalhado com os estudantes o protagonismo juvenil na perspectiva de que o jovem educa o jovem, alertando-os sobre o uso do piercing e da tatuagem com responsabilidade, ajudando na redução do preconceito”, disse Fátima.
Um representante da Semed e outros dois que integram a coordenadoria de Formação Continuada do Programa Saúde e Prevenção nas escolas estão participando do Congresso. Pela Semed, segundo Fátima Maynard, quem foi realizar as explanações sobre o projeto foi o professor de Sociologia e membro da coordenadoria de projetos da Semed, Florival José de Souza Filho. As professoras Telma Barreto e Valdinete Paes Silva também foram prestigiar o evento.
Temas que estão em discussão
Políticas de ações afirmativas e vulnerabilidade da população negra; a integração entre a saúde e a educação nas DST´s e Aids; atenção integral das pessoas vivendo com o HIV e Aids e superação da violência social, são algumas das temáticas que o congresso está tratando este ano. “A prática do uso do piercing e tatuagem de forma irresponsável podem desencadear várias doenças, a exemplo da Aids e Hepatite B”, comentou Fátima Maynard.
O histórico do adorno corporal, a prática do uso do piercing e tatuagem com responsabilidade, as conseqüências destes adornos corporais para a saúde e também o preconceito são algumas questões que o sociólogo Florival Souza tratou durante as palestras em Belo Horizonte.
Nos primeiros momentos, o projeto foi apresentado ao Ministério Público de Sergipe e reestruturado junto aos coordenadores das escolas da rede municipal. Seminários com representantes do MP, Sociedade Brasileira de Pediatria em Sergipe, estúdios de tatuadores, Conselhos Municipais dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente, Vigilância Sanitária de Aracaju e arte-educadores integrantes dos projetos Laborart e AABB Comunidade (ambos da Semed), contribuíram para a solidez e desenvolvimento do Projeto.
“Nas primeiras discussões sobre o Programa fizemos um debate com os alunos e professores no Dia do Estudante, quando foi trabalhada a sensibilização do corpo docente e a inserção da necessidade de abordar o assunto de forma transversal em sala de aula. Atualmente estamos desenvolvendo palestras nas escolas mediante solicitação, que parte também do próprio aluno, subsidiando-o no acréscimo de novas informações e desenvolvimento do protagonismo juvenil”, acrescentou Fátima Maynard.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Projeto da PMA foi escolhido pelo MS para ser apresentado em Congresso – Foto: Sílvio Rocha