Projeto ‘Cinema Para Todos’ é aprovado pelo Conselho Estadual de Cultura
Mais um importante projeto da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) foi submetido à análise e aprovado pelo Conselho Estadual de Cultura (CEC). Trata-se do ‘Cinema para Todos – Orlando Vieira 80 Anos’, um projeto voltado para a área do audiovisual e que visa beneficiar os agentes da área e promover o acesso da população à sétima arte. Além da promoção do acesso, a iniciativa visa a divulgação e a formação de plateia. Outro ponto fundamental é a homenagem ao sergipano Orlando Vieira pelo seu octonogésimo aniversário.
A secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, participou da apresentação do projeto e destacou a sua relevância para a consolidação de uma forte política para o audiovisual. “Este projeto é importante, acima de tudo, pois fará uma catalogação do trabalho deste grande ator que foi Orlando Vieira. Através desta iniciativa iremos mostrar a juventude o grande ator que Orlando é e tudo que ele já fez pelo audiovisual em nosso Estado”, destaca a gestora.
O diretor do Centro de Criatividade, Isaac Galvão, que enumerou detalhes do projeto ao CEC, falou sobre a importância da iniciativa e sobre a homenagem ao ator Orlando Vieira. “A ideia é homenagear o grande Orlando Vieira de forma a destacar uma linguagem cultural que busca ser ainda mais trabalhada pela Secult. Orlando é um ator que participou de inúmeras produções, como ‘Pixote’, ‘Orquestra dos Meninos’ e ‘Aos ventos que virão’, acentuou .
Ele completa ainda que o Centro de Criatividade, que já é casa do audiovisual, será a sede oficial do projeto e com ele a unidade se firmará ainda mais neste cenário. “Elegemos o Centro como sede da política de trabalho para o audiovisual. Acredito que assim, atrairemos mais visitantes para o espaço, garantindo o sucesso desse projeto”, confiou.
Ações do projeto
O ‘Cinema para Todos’ englobará muitas ações para área do audiovisual e atua em conformidade com um edital que será brevemente lançado para área. Ao decorrer do projeto, ocorrerão oficinas, mesas redondas, mostras fotográficas, além da digitalização de todo acervo documental e de fotos do artista, produção de um box promocional com longas e curtas sergipanos e, por fim, a produção de um documentário que encerrará o projeto e será exibido no final do ano.
Para os conselheiros que estavam presentes à reunião e que aprovaram o projeto, a homenagem e a iniciativa, em si, são um justo reconhecimento ao trabalho dedicado à arte protagonizado por Orlando Vieira. “Este projeto remete a um resgate muito significativo, principalmente por, em sua essência, buscar levar aos jovens o rico trabalho de Orlando”, opinou a conselheira Ádria Lavres.
A conselheira Aglaé Fontes também aplaudiu o projeto e sugeriu, inclusive, que ele fosse estendido para outros municípios sergipanos, além de Aracaju. “Seria uma alegria enorme levar um projeto desta magnitude para o povo de São Cristóvão, por exemplo. Parabenizo a Secult pela sensibilidade e por reconhecer o trabalho de Orlando Vieira ainda em vida, pois é dessa forma que deve ser feito”, acredita.
O projeto conta com o apoio do Núcleo de Produção Orlando Vieira (NPDOV), Fundação Aperipê, Sesc/SE, Associação Brasileira de Documentaristas em Sergipe (ABD/SE) e Segrase.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Projeto ‘Cinema Para Todos’ é aprovado pelo Conselho Estadual de Cultura – A secretária de Estado de Cultura
- Eloísa Galdino / Fotos: Fabiana Costa/Secult