[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Na manhã desta segunda-feira, 23, foi realizada mais uma ação educativa promovida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), através do Núcleo de Educação Permanente (NEP) e do Projeto ‘Amigos do Samu’, em alusão à Semana Nacional de Trânsito que acontece de  18 a 25 deste mês. A ação ocorreu na Escola Municipal Costa Melo, bairro Getúlio Vargas.

A atividade foi promovida pelo Projeto ‘Amigos do Samu’, em parceria com órgãos fiscalizadores de trânsito, a exemplo da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Companhia de Policiamento de Trânsito (Cptran) e Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito.

Durante a ação, foram realizadas palestras para crianças e adolescentes, com o objetivo de conscientizá-los sobre os malefícios causados pelos trotes. Foram distribuídos, ainda, panfletos educativos sobre as principais funções do serviço.

O gerente do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu, Ronei Barbosa, destaca a importância das atividades educativas serem realizadas nas escolas. “Uma das vertentes do Projeto “Amigos do Samu” e o “Samu nas Escolas” é mostrar a importância dos serviços prestados pelo Samu para a população e ainda alertar sobre os malefícios dos trotes. Esta ação vem para fortalecer o compromisso que o Samu tem com a população”, explica.

 A diretora da Escola Municipal Costa Melo, Maria Conceição Xavier, afirma que a atividade educativa foi esclarecedora para os alunos. “Através desta ação, os alunos puderam conhecer mais sobre a rotina de atendimentos realizados pelo Samu. Eles ficaram impressionados com número de trotes passados ao serviço. Aqui, eu e os alunos ficamos sabendo que, só no mês de agosto, o número de trotes realizado para o serviço ultrapassou duas mil ligações”.

O estudante Jonathan Santos, de 13 anos, conta o que aprendeu durante a ação educativa realizada na escola na qual ele estuda.“Aprendemos o quanto o Samu é importante para a sociedade. Além disso, vimos que os malefícios dos trotes começam pelos prejuízos financeiros, estressa os profissionais devido ao grande número de demandas por dia, e pode comprometer uma ocorrência que é verdadeira, devido ao trote”, conta.
 
Unidade Móvel Fique Sabendo

 A ação educativa contou, ainda, com a participação da Unidade Móvel ‘Fique Sabendo’, do programa DST/AIDS da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Na ocasião, os pais dos alunos e funcionários da unidade educacional puderam realizar testes rápidos de Sífilis, Hepatites B e C, além do HIV de forma gratuita.

Além do Teste Rápido, os pais dos alunos receberam materiais informativos sobre as DST/AIDS, preservativos e gel lubrificante. Ao levar os três filhos para escola, a dona de casa, Silvana dos Santos, observou a chegada da Unidade Móvel “Fique Sabendo”. Não perdeu tempo e foi realizar o teste rápido.

 “Devido a falta de tempo muitas vezes descuido da saúde. Quando observei que a Unidade Móvel estava na escola não perdi tempo e corri para realizar o teste. Entre o momento do cadastro até o resultado final durou apenas 20 minutos. Fiquei feliz por saber que não tenho qualquer tipo de doença sexualmente transmissível e recomendo a todos que, assim como eu, não tem tempo, a fazer o teste rápido”, conta.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.