Programação variada anima o Arraiá do Povo, na Orla de Atalaia
O grupo comandado por Dona Delza Antônia Lima Santos não é de perder tempo. Formado por 39 senhoras no melhor da terceira idade, elas vieram a Aracaju aproveitar os famosos festejos juninos de Sergipe. Atrações não faltaram para as amigas, que nesta noite de segunda-feira, véspera de São João, resolveram visitar o Arraial Lampião e Maria Bonita, espaço das manifestações folclóricas e culturais sergipanas do Arraiá do Povo, montado pelo Governo do Estado na Orla da Atalaia.
A programação idealizada para a noite ofereceu para visitantes como as jovens forrozeiras, além da quadrilha Flor Nordestina, a apresentação do Batalhão de Bacamarteiros do povoado Aguada, de Carmópolis, o violeiro Tupã da Viola, Barco de Fogo e a Banda de Pífanos ‘Agora é ela, senhor dos Aflitos’, de Capela. "Viemos de Salvador passar o São João aqui. Estamos achando tudo maravilhoso. A quadrilha que se apresentou foi muito bonita. E acho que a noite vai ficar melhor ainda", disse dona Delza.
Assim como o grupo de baianas, a variedade de atrações do Arraiá também atraiu quem queria curtir um São João mais tranqüilo. Um deles foi o presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe, o desembargador Artêmio Barreto. "Prefiro vir para Orla porque fica perto da praia, tem toda essa estrutura que está muito bonita e eu ainda posso ouvir um forró pé-de-serra", declarou.
As mudanças no Arraiá, que reproduz uma pequena cidade do interior, impressionam os visitantes. Para a festa desse ano, o espaço foi ampliado e recebeu mais detalhes. "A disposição dos espaços na orla melhorou muito. A reprodução da cidade é de encher os olhos. Ficou muito bom mesmo", elogiou o jornalista André Barros.
Tradição
Uma atração à parte, a banda de pífanos de Capela enfeitou e animou durante a noite um dos coretos da vila. Criada há 68 anos por parentes dos atuais integrantes, a banda faz shows em todo tipo de evento, de vaquejada a procissão. "Aprendemos a tocar de ouvido mesmo. Tocamos todo tipo de música, de vários artistas. Aqui tocamos de tudo, do frevo ao baião", explicou seu Atoniel Batista, um dos integrantes.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Programação variada anima o Arraiá do Povo
- na Orla de Atalaia – Foto: Cesar de Oliveira/ASN