Programação diversificada marca o ‘Quinta no Parque
‘Quinta no Parque é dia de ver criança feliz. O projeto ambiental desenvolvido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, levou centenas de crianças de escolas das redes públicas do Estado e do Município e de instituições particulares de ensino a se divertirem com as atividades socioambientais. O evento, que ocorreu durante todo o dia no Parque da Cidade, zona norte da capital, teve programação encerrada no final da tarde de hoje, 6.
A manhã para meninos e meninas com idades entre cinco a quinze anos foi marcada por atrações voltadas para as questões ambientais. Um exemplo foi o estande do Pelotão da Polícia Ambiental, que apresentou uma exposição de animais silvestres empalhados. A iniciativa deixou muitas crianças admiradas com o cenário. Muitas perguntavam aos monitores do pelotão se os animais eram de verdade.
Para o pequeno Mavily Santos, de 11 anos, a imagem dos animais sem vida o deixou sem palavras. “Eles podem morrer se a gente pegar e levar para casa. Os animais das florestas devem morar por lá, se não, eles morrem ou vão desaparecer”, compartilhou a sua aprendizagem. A mesma impressão de perplexidade teve Marlon Edieckson Santos, de 14 anos. Segundo ele, “Como nós somos tratados, assim também devem ser tratados todos os animais”, analisou. Ambos os garotos são alunos do Colégio Estadual José Alves Nascimento, localizado no bairro Coqueiral.
O terceiro sargento do Pelotão Ambiental, Daniel Amâncio Melo, explicou para as crianças a necessidades de os animais estarem em seu habitat natural. “Os bichos aqui expostos são silvestres e não domésticos, por isso devem estar soltos e em contato com a natureza, o lar natural”, defende. A exposição contou com pingüins, furão, tamanduá-mirim, tatu, preá, entre outros animais silvestres.
O secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Genival Nunes Silva, relata a importância da relação entre o homem e a natureza. “O homem faz parte do meio ambiente, devendo, portanto, cuidar, preservar e mantê-lo para que as futuras gerações também possam usufruí-lo de forma sustentável”, explicou. O secretário acrescentou ainda que esse tipo de interatividade deve ser aproveitado ao máximo na hora de se planejar estratégias de Educação Ambiental para as crianças. “As crianças adoram o contato com a natureza. Plantas, bichos, árvores, insetos, qualquer ser vivo é admirado por elas”.
Programação
Distribuição e plantio de mudas, apresentação teatral, jogos de mesa, jogos educativos, trilha ambiental, passeio no zoológico, oficinas educativas e de produção de objetos a partir de materiais descartáveis, foram algumas das inúmeras atividades presentes na programação do evento. O menu diversificado que abrilhantou o Quinta no Parque só foi possível graças a participação dos inúmeros parceiros.
O Samu, por exemplo, levou para a criançada uma palestra ilustrativa, abordando a utilidade e os desafios da gestão que presta socorro e salva vidas. Já o Corpo de Bombeiros expôs equipamentos e veículos que utilizam na operação de incêndio.
Homenagem
Na ocasião, os parceiros do “Projeto Reutilize Alegria”, que promove doação de brinquedos novos ou usados, foram homenageados pela Semarh, através da Superintendência de Educação Ambiental (SQS) .Em sua segunda edição, o “Reutilize Alegria” recebeu até o momento, a doação de mais de sete mil kits de brinquedos. A campanha na capital vai até o dia 11 deste mês, com pontos de arrecadação no Shopping Jardins.
Segundo o superintendente de Educação e Qualidade Ambiental da Semarh, Lício Valério, que no ato representou o secretário de Estado do Meio Ambiente, Genival Nunes, o Reutilize Alegria é uma transferência de amor, com impactos positivos para o meio ambiente. “ O caminho de um brinquedo em ótimo estado de conservação não é a cesta de lixo, degradando o meio ambiente. E sim, despertando o sorriso de outra criança necessitada”, comentou o educador ambiental.
A assessora de marketing da Casa Civil, Caroline Bueno, que compareceu representando o secretário da Casa Civil, Jorge Alberto, frizou a importância do projeto. “Foi uma grande oportunidade. O projeto abraça crianças e o meio ambiente”.
Parceria
Foram parceiros do Reutilize Alegria nesta edição, a Adema, o Ibama, a Deso, a Emdagro, a Torre Empreendimentos, Emsetur, Emsurb, Secretaria de Estado da Saúde, Samu Sergipe, Pelotão Ambiental/PMSE, Corpo de Bombeiro da Polícia Militar de Sergipe, Comando da Polícia Militar de Sergipe, Secretaria de Estado da Educação, Secretaria Municipal de Educação de Aracaju, Coordenadoria Municipal da Defesa Civil/Aracaju, Prefeitura Municipal de Aracaju, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de laranjeiras, Sociedade Semear, Instituto Recriando, FENEN/SE, Secretaria Municipal de Agricultura, Irrigação e Meio Ambiente e Pesca de Nossa Senhora do Socorro.
- Programação diversificada marca o ‘Quinta no Parque – Fotos: Igor Andrade