[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Em comemoração ao Dia Mundial do Enfermeiro (12 de maio), e à Semana Nacional da Enfermagem, celebrada entre os dias 12 e 20 de maio, a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) preparou uma programação especial para todos os profissionais da área. Pela manhã, não só as enfermeiras, como também, técnicos e auxiliares de enfermagem participaram de um sorteio para receberem tratamento facial, com limpeza de pele, e se embelezaram ao serem contemplados com uma maquiagem.

“Amei a maquiagem, porque quando nos arrumamos nos sentimos melhor e isso interfere no nosso trabalho também. É bem mais fácil prestar um bom atendimento quando estamos com a autoestima elevada”, conclui a auxiliar de enfermagem Alzenir Eloi Bastos.

Em seguida, os profissionais assistiram a uma palestra sobre sexualidade, ministrada pela enfermeira e técnica da equipe do Programa de DST/Aids da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Mônica Rocha, quando puderam, de maneira descontraída, aprender um pouco mais sobre sexo e alguns dilemas envolvendo esse assunto.

Na abertura da palestra a superintendente da MNSL, Carline Rabelo, demonstrou a importância desse tipo de profissional para uma unidade de saúde. “Sempre digo que a enfermeira é a mola mestra de qualquer instituição de saúde. Vocês são as maestrinas que regem a nossa assistência”, disse referindo-se às presentes.

O secretário adjunto de Estado da Saúde, Jorge Viana, que prestigiou o evento, ressaltou que sem a assistência da enfermagem não se produz saúde. Viana, que é filho de pai e mãe enfermeiros, além de ser casado com uma, lembrou que a enfermagem é a alma de qualquer unidade de saúde. Para o secretário adjunto esse tipo de comemoração serve como motivação e reconhecimento do valor desses profissionais, por parte da gestão.“A categoria deve aproveitar esta data para lutar pelos seus direitos, pois a gente sabe que apesar do stress diário vocês desempenham um trabalho de muita dedicação”, afirmou.

Diversidade e descontração

No período da tarde, os profissionais relaxaram assistindo a um filme exibido no miniauditório da maternidade, com direito a pipoca e refrigerante de acompanhamento. “Acho importante que sejamos lembrados para que as pessoas saibam que há um dia e uma semana  da enfermagem e entendam o quanto os profissionais desta área são importantes dentro da equipe de saúde”, explicou o técnico de enfermagem, João Batista Abreu. “É bom que aconteçam essas ações, ainda que pequenas, como a sessão de filme, porque nos alegra, pois sabemos que essa é uma área de muito estresse e é necessário que tenhamos esses momentos de distração”, acrescentou.

A coordenadora de enfermagem e gerente do centro cirúrgico da MNSL, Zaira Moura, aproveitou a oportunidade para esclarecer a amplitude da carreira profissional de enfermeira. “Hoje a enfermeira deixou de ser uma profissional só de cuidados. Há uma visão mais ampla, que vai além dos pacientes, para chegar à família e à sociedade. Somos, além de tudo, agentes de conhecimentos e de desenvolvimento tecnológico. Por isso, adoro o que faço. È uma realização ser enfermeira”, afirmou.

Para fechar o dia, foi servida uma salada de frutas, em um gesto simbólico em homenagem a estes profissionais que sempre estão prontas para assistir quem precisa de cuidados de saúde.

Presença

Também esteve presente no evento, representando a Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), o coordenador de comunicação da FHS, José Castilho. A FHS confeccionou canetas personalizadas que foram entregues como brinde a mais de 520 profissionais da maternidade, em comemoração à ocasião.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.